EU FUI AO JALAPÃO

Viajei em 2010 para o estado do Tocantins (TO)/Brasil para conhecer as minhas origens e aproveitei para conhecer o Jalapão. Você conhece aquela maravilha???

Realmente eu considero que é uma maravilha; não encontrei outra palavra que descrevesse aquela beleza agreste, natural, rústica, e outros significados possíveis de serem expressos para as belezas naturais sem o toque humano.

Pela sua importância na geografia local, o Jalapão é um parque preservado - PARQUE NACIONAL DO JALAPÃO. Saímos às 06 horas da manhã, de Palmas (capital de TO) para tal aventura. Passamos pela cidade de  Porto Nacional (onde minha mãe nasceu), e às  oito tomamos café em Monte do Carmo (uma cidadezinha do ciclo do ouro - +- 1700, depois abandonada quando acabou a riqueza). Monte do Carmo era conhecida como a cidade do abacate. Tinham muitos quilombos naquelas áreas.
Foto de Monte do Carmo e a linda igrejinha antiga (construída na mesma época que as de Ouro Preto)

Meu primo, que foi um verdadeiro guia conhecedor da região e de suas histórias, ia nos descrevendo as novidades caminho a fora. Chegamos à Ponte Alta às 9:30 da manhã e  a partir de então tínhamos mais 170km até chegar ao Jalapão. O povo de Porto Nacional antigamente vinha estudar em Ponte Alta, pois era onde havia escolas.

Ponte Alta do Tocantins é seu nome completo e ali já começa o Jalapão. Continuamos e pegamos uma boa parte de estrada de terra.

12:30hs, chegamos na lindíssima Cachoeira da Velha (tiramos belas fotos!). Ela estava caudalosa devido período de chuvas (janeiro - ao ver a foto tempos depois, considerei que parecia uma mini Cataratas do Iguaçu). Valeu a parada que ficava uns 36km de estrada de terra fora do itinerário almejado. O rio chama-se Rio Novo com a bela queda d'água com 20m de altura - Cachoeira da Velha.
Foto da Cachoeira da Velha (minha prima e eu)
E até filmamos...

As dunas, uns 51km adiante, lindas, alaranjadas, e quando o sol batia pareciam metalizadas.

Aproveitamos para subir no alto daqueles montes de areia de cor surpreendentemente laranja (me lembrei do Van Gogh). Só se via areia por todo o lado que se olhasse. Desci aquela montanha de areia dando pulos, lembrando as travessuras da meninice e dando gritos de alegria! Meu lado criança estava bem exacerbado!
Olha eu aí, que nem criança!

No caminho para a pousada, meu primo ia contando as histórias: Taquaraçu foi a primeira capital de Tocantins, depois o município foi emancipado e Palmas foi fundada para ser a capital, porque à época, Miracema, que era a capital provisória, estava inundada. Contou que Felix Camoa foi o primeiro habitante de Porto Nacional. Era o atravessador de balsa que morava à beira do rio.

Chegamos à rústica, aconchegante e hospitaleira Pousada Panela de Ferro (em Mateiros),16:30hs, mortos de fome. Apesar do horário, nos serviram aquele banquete - uma comida simples e deliciosa. Também comemos o famoso Mangulão (bolo salgado de polvilho com queijo...Delicioso!) Os donos contaram um pouco da sua história local.
Pousada Panela de Ferro (meu cunhado fazendo anotações)

No outro dia, pela manhã,continuamos a aventura.Chegamos ao povoado de quilombolas - Povoado da Mumbuca (significa vasilha de cuia). Conhecemos a matriarca da comunidade, que deve ter aproximadamente uns 80 anos, ela deu continuidade junto à comunidade ao trabalho artesanal com capim dourado (as peças são lindas!). O povoado tem mais de 200 anos e origem dos negros fugidos da escravidão. É um povoado muito pobre e primitivo.
Povoado da Mumbuca e os lindos trabalhos em capim dourado

Meu primo continuou a história: Tocantins têm uns 20 anos e somente há uns 5 anos o povoado da Mumbuca conheceu o desenvolvimento, viu carro pela primeira vez (não sei se isso é bom, ou ruim...).

Após, visitamos o Poço do Fervedouro, um lago escandalosamente lindo, pequenininho (só podem entrar no máximo 5 pessoas por vez durante alguns minutos), vê-se ao fundo uma areia muito branca, muitas piabas, mas o mais deslumbrante é que a gente  não afunda na água. A gente fica boiando. É uma delícia!
Poço do Fervedouro

Segundo meu primo, vem uma pressão de dentro da terra e isso não deixa a pessoa afundar. Infelizmente, daqui alguns anos a lagoa não existirá mais porque com a visitação turística aumenta a compactação do terreno (o que é muito triste, pois o local é um pedaço do paraíso!).  Tinham muitas frutas de buriti caídas pelo chão próximo ao lago e eu comi pela primeira vez daquela fruta que fez parte da infância de minha mãe.

Às 12:30hs fomos para a Cascata do Rio Formiga - uma leve cachoeira com pedras, um local bem agradável. O pessoal local gosta de fazer piquenique por lá. Encontramos alguns conhecidos de meu primo e lá tomei pela primeira vez suco de buriti, gostei muito! Tinha também uma fruta, "ATA" (uma espécie de araticum, tem a cor alaranjada, é gostosa).
Cascata do Rio Formiga

Às 13hs já estávamos na estrada novamente. No Jalapão a vegetação é savana arbórea (cerrado). Meu primo disse que o Jalapão será um deserto no futuro devido a constituição do terreno, que é arenosa, e que a própria natureza com seus ventos, chuvas, vão se encarregando de modificar o local, por isso é tão importante a preservação daquela área e sua vegetação.
Foto da vegetação e falésias

No retorno da viagem, passamos por São Félix do Jalapão, Novo Acordo (antes de chegar lá, vimos pelo caminho lindas construções da natureza - falésias, uma que tem o nome de Catedral, pois foi esculpida naturalmente como uma), Aparecida do Rio Negro; paramos numa ponte sobre o Rio do Sono, com suas águas escuras. Os rios do Jalapão deságuam nesse rio. Finalmente chegamos a Palmas.

Falésia chamada Catedral - Divina!

Rio do Sono

Os turistas lotam o local em julho, que é considerada a alta temporada. Como fomos em janeiro, o local estava deserto (só nós!) e ainda bem que a chuva deu uma trégua. Esta aventura (eu adoro aventuras!!!) está gravada em mim para sempre... Vou ter muitas histórias para contar pros netinhos!

Isto foi só um pouquinho do mel para adoçar a sua vontade... Imagine-se lá então... Lambuze-se!!!