sábado, 20 de junho de 2015

O OUTONO SACUDINDO PRO INVERNO CHEGAR

   

   Finalmente ontem tive uma noite de lazer pra lá de interessante... Música, Zeca Baleiro, e a poesia das composições de Zé Ramalho cantadas por ele. Delícia sair da rotina! Como sinto falta quando as opções se escasseiam durante o tempo mais frio, porque tem que ser um programa muito bom para me tirar de dentro de casa... tempos de velhice!?

   Só de bater palma, gritar, rir, acompanhar letras musicais e deixar o corpo também ir no embalo, discretamente é claro, já se sente renovada. Alegria paira no ar com hormônios  ("outonos caindo secos no solo da minha mão..." como diz o poema de Ramalho) a dar as caras.

   O Zeca Baleiro fez uma brincadeira com o público para ver se as pessoas entendiam a poesia nas canções de Zé Ramalho. Perguntou se alguém sabia o que significava, na canção Frevo Mulher... "é quando o tempo sacode a cabeleira, a trança toda vermelha, um olho cego vagueia procurando por um...", alguns tentaram, ninguém respondeu, mas todos apaixonados pela canção poética deste maravilhoso cantor da música popular brasileira. Poesia nem precisa entender (ou precisa?), sentir é fundamental e o músico se expressa intenso.

   Saí livre, leve e solta, direitinho pra casa, fora do salão prováveis seis graus. Bom, escolhido Floripa para morar tem-se que se acostumar com os rumos do outono e inverno. Mas quando chega setembro, que lindo o sol brilhante e vai vai até pras fins de março... vale a pena. E mesmo sendo outono e inverno, o sol aparece, distante e com um calor que apenas faz cócegas. Morar próximo da área polar dá nisso. Também têm suas belezas, apenas diferente.

   No outono, no inverno, torna-se mais humano, mais interiorano para dentro de si, apercebemo-nos o sujeito que somos, vêm as tristezas, propiciadas pelo nublado do céu, vem os ares da saudade, atravessando ventos polares norte e sul e o coração, às vezes dá sinal de não querer nada com a dureza. Aprende-se a conviver!

   Hoje, o sábado está embalado por canções que saem de meus lábios automaticamente. A música de Zé Ramalho continua em show! Reacendendo sentimentos e emoções! Que coisa boa! Reacender-se.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário