domingo, 29 de janeiro de 2017

EXPECTATIVAS AO ENTARDECER


   Janeiro findando com as expectativas pululando a cabeça. Ainda é tempo de férias e ao mesmo tempo obrigações ameaçam à porta. Felizmente, claro. Os projetos de vida reiniciam e com eles as metas a cumprir. Sinal de estar sintonizado na busca de objetivos, possibilidades e construções e avalia aqui, avalia ali, novas propostas beirando os desejos se incorporam às metas. Que assim seja. Aliás, a área emocional estando presente o foco afirmativo tamborila no coração. Votos de que os bons (sentimentos, emoções) sobressaiam aos que lutamos em despachar para o quinto... (uma piadinha amenizando).

   O mês de Janeiro foi fértil em ótimas leituras. Li o livro do famoso professor de escrita criativa, Assis Brasil, O inverno e depois, LPM, 2016. Adorei a história e ampliou o meu conhecimento na área da música e seus instrumentos, descobri sobre Dvorák, compositor checo da era romântica, e a construção do personagem a partir da necessidade de tocar o concerto e entremeando o desejo todas as questões de sua vida indo e voltando em trajetórias no tempo. Como disse o escritor, a partir do personagem, a gente nunca gosta da forma como o escritor escolheu o final de um livro. É verdade, a gente gostaria que não tivesse fim a história...

   Também li Onisciente contemporâneo, Bestiário, 2016, contos organizados pelo professor Assis Brasil, dos alunos escritores que participaram da Oficina de Criação Literária da PUCRS, 2015, com histórias bem interessantes e o reconhecimento de nova safra de bons escritores pelo caminho. Muito bom!

   Depois foi George Sanders, Dez de dezembro, Companhia das Letras, 2014, contos muito interessantes e bem focalizados na realidade do nosso tempo. Gostei muito do escritor americano, linguagem coloquial e ao mesmo tempo atento às questões que afligem o humano em sua simplicidade. Interessante como apesar de trazer a tona questões fortes, não enquadra sentimentos depressores no processo.

  O Janeiro prometendo energia para aventuras ainda maiores para os próximos meses!

Nenhum comentário:

Postar um comentário