segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

PINTURA DE FLORES NÃO ENVELHECE, GENTE SIM!

Flores - Pintura Ju Chagas
   Logo no início do ano, recebi um vídeo de Como Envelhecer. O vídeo traz a palestra de uma geriatra e gerontóloga. São quase cinquenta minutos onde a médica pretende mostrar como envelhecer: na marra, isto é, sem levar em conta os cuidados com saúde, e de outro lado, no cuidado de si a partir de ótimas dicas.

   Então, as reflexões sobre o que fazer com a vida, adiando ou não, decisões, necessidades e atitudes, foram bem vindas. O vídeo, como pano de fundo, facilitou a leitura crítica do que de errado se continua a realizar e o que repensar, pois que velhice chega rápida. E segundo a geriatra, o Brasil será o país que envelhecerá mais rapidamente. E a constatação pior, o Brasil não se prepara a tal, ainda, nada de políticas públicas para essa faixa etária, o que nos espera é um futuro sombrio, com muitas carências no enfrentamento de momento tão delicado para o indivíduo e a família.

   Aliás, na minha idade de senhora, estou vivenciando como a idade traz surpresas, às vezes, bem desagradáveis. O risco é continuar vivendo e continuar aprendendo a jogar. Enfim, prestei atenção a cada palavra, cada intenção de orientação e começando 2019 atenta a tais perspectivas.

   Para aqueles interessados, eis o link da palestra: https://www.youtube.com/watch?v=zcj5DVTciIw

   Como profissional da área de Psicologia somente não gostei da menção generalizada de que os profissionais da área deixam a desejar. Já que, conhecemos, também, médicos que andam pelo mesmo caminho.

   Depois de destrinchar como o vídeo me influenciou, fico feliz de me saber correndo atrás de desafios e projetos. O próximo será um intercâmbio no idioma inglês, com elaboração de roteiro visando explorar ao máximo a experimentação de novas situações e conhecimento de novas pessoas. Ampliando, assim esperamos, novas sinapses e adiamento de doenças degenerativas neurológicas.

   O importante agora é o tempo me obedecer e aaaandar bemmmm devagariririnho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário