quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

IDADE DE SENHORA IV

IDADE DE SENHORA IV
13/02/2019

       Tentei marcar um fisioterapeuta pelo plano de saúde, que dificuldade. Não se acha. A maioria dizia, somente atendimento particular. Atendimento particular marcado.

    ― O doutor já irá atendê-la. Aguarde um instante, ― gentilmente a secretária falou.

     ― Vamos senhora, ― o fisioterapeuta chamando à porta e me conduzindo ao estúdio com aparelhagem apropriada, amparando minha mão com todo cuidado. ― O que posso fazer pela senhora, está com dores?

   O senhora me soou familiar e a forma como me conduziu ao consultório considerei exagero. O fisioterapeuta realmente era bem jovem. 


   ― Sou Marcus, o fisioterapeuta, ― ainda disse.


   ― O ortopedista fez uma recomendação para sessões de fisioterapia, eis o pedido e os exames. ― Contei todo o ocorrido.


   ― Deixa eu ver os exames primeiro. A partir deles saberei se a senhora precisará de sessões. Hum, esse médico gosta de rabiscar exames, hein.


   ― Ele fez umas medições, disse ser importantes.


   ― Pelo que vejo aqui, a senhora teve sorte, um disco foi lesado, mas já estabilizado. Tem realmente a curvatura muito intensa da coluna lombar e pessoas com tal fisiologia sentem mais dores. Está doendo muito?


   ― Não mais. Melhorou bastante. Vim porque ele exigiu que fizesse fisioterapia.


   ― A senhora está fazendo exercícios?

   Expliquei pausado o que me atrevi a fazer, e que interrompi após pedido do ortopedista.


   ― Pelo que vejo aqui, a senhora não necessitará de sessões de fisioterapia. Somente esta será suficiente. Toda consulta já é em si uma sessão e a senhora sairá daqui após os exercícios necessários.


   ― Tem certeza de que não preciso? o ortopedista insistiu que fizesse dez sessões. Bem disse que provavelmente o fisioterapeuta iria modificar a prescrição dele.


   ― Médicos não entendem de fisioterapia. Os pacientes estariam perdidos se dependessem deles. Não estudaram essa parte da medicina, para isso existe o fisioterapeuta.


   ― Realmente médico se considera com domínio do "saber médico" para definir diagnósticos. ― eu disse.


   ― Bem, a senhora terá de fazer exercícios para fortalecer a musculatura que protege a coluna por toda a vida. Aqui mostra, está flácida. Isso não pode ocorrer, com a idade vem também problemas de osteoporose. Gosta de academia? Musculação?


   ― O ortopedista me orientou fazer Pilates, disse ser o adequado para a idade. Não gosto de Pilates, prefiro musculação, mas ele disse que era proibitivo. Não quero saber de academias também, prefiro academia da cidade. 


   ― Não adianta fazer Pilates se não gosta. Existe vários tipos de musculação. Você pode fazer sim. Não tem nada aqui que a contraindique. Se não quer academia de ginástica, pode fazer a musculação terapêutica ou a da cidade. Vou te encaminhar, e você decide. 


   Após exercícios de alongamento saí da sessão satisfeita, me sentindo outra e decidida a conhecer o tal método terapêutico. E, à saída, eu ainda disse ser ele a segunda pessoa que eu conhecia com aquele nome, com "U", o outro foi o primeiro namorado.


   ― Agora a senhora conhece dois. ― Despediu-se o fisioterapeuta. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário