terça-feira, 4 de março de 2014

TROPEÇOS E DESCOBERTAS

   
Estava em outros encontros: Inhotim

Ando tropeçando nas arrumações: vida nova traz também obrigações que eu  D E  T E S T O. Faxinas e mais faxinas tentando organizar uma moradia decente. Se sabe quando se muda, o local sempre está às poeiras, como casa de boneca, imexível (como dizia nosso antigo ministro). 

   Já disse que ser dona de casa para mim não funciona bem. Nasci para outros encontros, não ficar apenas labutando e labutando dentro de casa sem nenhum reconhecimento. Mas que fazer - vira e mexe as obrigações sempre recaem em quem nasceu com codinome feminino. Por isso em minha vida apelei para o prático: nada de supérfluo, exagerado e difícil; mas o prático, comum e simples - não é que deu resultado com o meu jeito de ser.

   Ainda pisando em nuvens, agindo mais como turista na maioria das vezes do que cidadã local, vou pouco a pouco tomando ciência da cotidianidade da cidade. Estes dias lendo uma revista estava estampada a frase: Venha curtir as milhares de praias de Floripa e noutra parte, outra frase: Florianópolis - as milhares de opções para a sua viagem. E fiquei a pensar: não é que escolhi bem essa mudança radical, pois me trouxe próxima ao paraíso?

   Não é bem assim que funciona na verdade. Toda cidade tem suas mazelas e parece que Floripa anda deixando de ser a calmaria de tempos atrás, segundo dizem os locais quando começo a indagar. Com meu olhar turístico (não de lince - atento, ando meio abobada) ainda adoçado pelas belezas deslumbrantes da natureza estou longe de poder emitir opiniões fundamentadas.

   Mudando de assunto, acabei de assistir um documentário sobre a escritora Hilda Hilst e fiquei apaixonada com os traços irreverentes da poeta que vai do erótico ao poético, da crueza da realidade aos encantos da poesia. Trata das questões existenciais sem esconder a nossa essência e me instigou a leitura pelo caráter forte e transgressor  da autora. 

   O canal me salvou, pois em outros o  que se vê é apenas carnaval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário