segunda-feira, 8 de setembro de 2014

CORRER ATRÁS DOS SONHOS E FAZER ACONTECER !

   

   Eu fiquei tão livre para voar na última postagem... parece ainda tô aterrizando, rsrrsrs. Não consegui pegar o computer para relatar um pouco das outras palestras que assisti. 

   Depois do Mia Couto, no outro dia assisti a palestra do médico neurocientista Miguel Nicolelis, a qual ele intitulou "Muito além do nosso eu".

   Continuei em estado de graça com o desenrolar da história de sua vida, seus projetos, dos quais não abriu mão, tendo que, de certa forma, asilar-se em outro país por ser desacreditado aqui no Brasil. Não quiseram investir em sua pesquisa e segundo ele, acharam que estava louco. Ele é ótimo contador, engraçado, não faz muito o papel do típico cientista todo fechado em seu compenetrado mundo científico. Ele se abre, escancara a vivência, potencializa emoções e acima de tudo, acredita no sonho. Isso que consegui vislumbrar durante a exposição.

   E em mais de trinta anos de investimento no sonho de conseguir que uma pessoa possa usar do comando cerebral para alcançar a capacidade do movimento, no caso de um paraplégico, por exemplo, e novos estudos com o objetivo de diminuir males de outras doenças como Alzheimer e Parkinson, o neurocientista Miguel Nicolelis vai nos explicando a potencialidade que é o nosso cérebro, os avanços tecnológicos e de saúde que a descoberta da potência cérebro poderá engendrar no futuro.

   O cientista  se emociona no relato sobre o planejamento e resultado da pesquisa na qual colocou um prazo para se tornar realidade... eis que após longos anos de trabalho científico pode, em apenas poucos minutos, mostrar ao mundo o maior de todos os avanços na área da robótica e medicina, um paraplégico conseguir, a partir de mensagens cerebrais e uso de um exoesqueleto robótico, ficar de pé e dar o chute inicial na bola na abertura da Copa do Mundo de 2014 (na rede se encontra a respeito).

   Além de tudo o conceituado estudioso apresentou seu lado social e de investimento em ciência no Brasil, num dos municípios do Rio Grande do Norte onde o IDH é considerado medíocre. Fundou um instituto que investe localmente nas áreas de educação e saúde. Maravilhoso o trabalho e a visão deste cientista que de médico e louco vai conseguindo transformar em realidade os sonhos do verdadeiro cidadão - tornar o seu país digno não apenas em futebol, mas em conhecimento e valorização do ser humano. Digno de um Nobel!

   Ainda falta contar da última palestra, a do psicólogo cognitivo Paul Bloom...

Nenhum comentário:

Postar um comentário