segunda-feira, 7 de setembro de 2015

BAIXOU O SANTO

   

   Vez em quando leio algumas postagens antigas, sei lá o porquê, acho que para procurar erros ortográficos, dar uma melhorada na linguagem, ou mesmo simples olhadela sem qualquer intenção.

   Começo a ler uma delas e me deparo com algumas perguntas que passo a me fazer. Ou, após a leitura eu me pergunto se fui eu mesma que escrevi, sei lá o quê, o conteúdo, naquele momento, estava servindo para eu me antenar e refletir sobre determinado tema que incomodava. Foi o que aconteceu hoje.

   Estava a cata de erros ortográficos e o título de uma postagem me arrebatou. RETRATO DO ENVELHECIMENTO. Passei à leitura do texto que traz uma riquíssima poesia da Cecília Meireles. De repente tudo, tudo ali descrito é como estou a perceber: a perda do brilho do olhar, as mãos frias, a perda do viço, o riso que não desabrocha, a espontaneidade indo, a não aceitação de que tudo está passando rápido demais, em que espelho eu me perdi etc. 

   Atinei. Meu próprio texto sendo salutar pra mim. Verdade! Naquele momento eu estava a precisar daquelas palavras, pois era como eu me sentia. De vez em quando baixa o santo, a realidade se torna cruel além da conta, as cobranças que se faz... 

   Sei que o envelhecimento, suas marcas, pesaram de repente, me tontearam, e humana me senti entendida nas palavras ali deixadas. Dei um suspiro e me aliviei. Alguém sabia como era estar naquele estágio.

   Nunca é tarde para se prestar atenção em si mesma. E noutras palavras, de outro escritor, me botaram o prumo, "o primeiro amor tem que ser amor por si mesmo". Roberto Assagioli (1888-1974), psiquiatra, fundador da Psicossíntese, no livro "O Ato da Vontade" expressou a importância desse aspecto, muitas vezes, deixado de lado por nós na corrida vida.

   Queremos abarcar o mundo e quando percebemos as forças se esvaem, a gente está cansada, cansada segue em frente. Afinal atrás vem gente. 

   É preciso uma vontade forte, forte mesmo. Voilá!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário