quarta-feira, 13 de abril de 2016

CARÓ__TIDAS EU TE AMO!

   
Desenho Ju Martins

   Semana passada, a partir de um exame de saúde sobre como andam as carótidas, deparei com uma limitação: apenas metade do sangue tem passagem no estreito canal devido placa de gordura no caminho... "vixe" mãe. Mas minha mãe já está longe e nada adianta eu com a minha apelação. É seguir o script e cuidar da saúde: exercício físico todo dia, alimentação saudável, comer muita fruta... a orientação do médico clínico. Além de, daqui pra frente, ter a companhia química das sinvastatinas, oh, dó! Como preventivo para que não aumente e até iniba novas formações de placa, evitando a maldita arteriosclerose... "afh" mãe.

   Bem que uma amiga disse que por a gente estar viva acaba precisando de oficina... e que o importante é continuar a viver. Com certeza.

   Engraçado, fui à médica (angiologista) apenas para consulta, umas varizes me incomodam e até disse a ela que me esqueço que tenho sessenta anos, ao me informar que seria bom um exame das carótidas, que nem sabia necessário. É, o tempo passa e a idade também, completou ela. Eis a surpresa.

   E outra amiga desacreditada de tudo: como é possível, você magra do jeito que é, come que nem passarinho; e colesterol nos "trinques"... Hereditariedade. Isso mesmo, vai além do check up anual, onde diziam tudo ir bem.

   E tudo vai bem, segundo o médico, se e se eu obedecê-lo e cumprir a obrigação comigo mesma, senão lá vai aí os riscos: trombose, infarto, AVC etc. Pode ficar com isso até morrer só não pode aumentar mais, disse ele... nossa mãe, o trem tá feio: "café com pão, manteiga não", acabou a minha atração fatal pela manteiga.

   Inda bem que o coração anda em compasso salutar senão viriam outras pendengas. Falei que já estava fazendo caminhada diária e o médico de que é preciso muito, mas muito exercício físico mesmo, aumentar o ritmo, nada de enrolar. rsrsrs é rir pra não chorar e continuar a luta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário