segunda-feira, 11 de setembro de 2017

MUITO BOM MESMO OS AMIGOS... ESSENCIAIS!

   Sábado foi dia de namoro. A noite tão bonita de Floripa fazia que a gente tivesse vontade de respirar fundo. O ventinho continuando a soprar na sua ânsia naturalística. Pedi uma pizza, com preguiça de arredar pé de casa. Um dos perigos do envelhecimento, gostar cada vez mais do aconchego do lar, ao invés de sair e aguardar chamada de mesa disponível.

   E bem à vontade, comemos a saborosa italiana aos olhares para o filme que começava, Padrinhos Ltda, 2015, comédia. O filme me surpreendeu para além de boas risadas, porque tem uma pegada interessante voltada à amizade.

   Um noivo, pouco tempo antes do casório, não tem um padrinho sequer para convidar. A noiva cobrando. Ele enrolando, com escapadelas e inventando nomes de amigos, de profissões dos amigos, de viagens com amigos etc etc, mas os amigos nada de aparecer.

   Até que obtém ajuda do organizador da festa. Existe empresa que aluga padrinhos. A tal empresa nunca tinha organizado uma empreitada do nível, pois o noivo necessitava de muito além do que ela supunha conseguir, sete padrinhos. Consegue. Todos começam o treinamento porque o lema da empresa é a excelência no atendimento.

   E o tempo correndo e as descobertas acontecendo, tanto em relação ao noivo, quanto ao dono da empresa de padrinhos, muito versátil por sinal e que dá a conotação interessante ao contexto. Na verdade, os dois descobrem que ambos são muito parecidos. Não têm amigos. Vida solitária. Desejo de casar e formar família. Falta de tempo...

   As circunstâncias vão fazer que os dois se tornem aliados e ao final amigos de verdade. O noivo nunca teve tempo para a amizade, tímido, estudava muito, viajava muito e não se envolvia nesse tipo de relacionamento por saber que provavelmente ia viajar de novo, e mudar-se e sempre uma desculpa para não lidar com a dificuldade maior, achar-se feio e sem graça. Inclusive com as mulheres. Tanto é que estava se casando com a única que o enxergou. O dono da empresa por sua vez, de tão ocupado para tais eventos, largou de lado a vida pessoal e investia somente nos negócios. Tudo começou quando alguém falou que pagaria para ele ir a uma festa como padrinho. Viu um nicho interessante no mercado.

   Amizade, um nicho interessante no mercado?

   E não é que descobrimos que, ninguém ou poucas pessoas têm amigos VERDADEIROS. Uau! A realidade estampada na tela da minha TV. A vida real em sua catastrófica verossimilhança a sétima arte ou é o contrário?

   Eles vivenciam as etapas do treinamento. O dono da empresa sempre informando que aquilo é apenas um negócio, para o noivo não se empolgar e achar que são amigos de verdade. Todos dois, querem, precisam, necessitam, desejam, sonham, ... com amigo de verdade. A coragem de assumir tal relação ali, na ponta da tábua para o pulo na piscina, para salto magnífico e, o salto não se dá. 

   Frustrante como se vai vivendo a mesquinha vida, voltada a si mesmo, olhar para o umbigo, a complexa e distorcida visão de si mesmo e, de repente, se está só no mundo, sem a salvaguarda de um amigo de verdade.

   Mas no filme as coisas deram certo. O noivo descobre que a moça só estava interessada na grana dele. E durante a cerimônia resolve assumir a sua verdade, que não a amava e que não queria a vida que via junto a ela. Os dois e os outros seis amigos alugados, mais os empregados da Padrinhos Ltda saem para a viagem que seria a lua de mel. Eles em lua de mel com a amizade!

   Quiça a vida real tivesse esses ingredientes para a descoberta de tal maravilha essencial à nossa saúde mental, espiritual e física - AMIZADE!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário