quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

IDADE DE SENHORA II

IDADE DE SENHORA II
11/12/2018
   Retorno ao ortopedista.

   Aguardo na saleta. De repente o doutor passa apressado por mim e pela secretária e diz, surgiu um imprevisto, aguarde mais alguns minutos e desapareceu.

   — Deve ter acontecido algo grave, ele não é disso. — Disse a secretária.

   Meia hora depois.

   — Fiz a senhora esperar demais, vamos entrando junto comigo. — Fechou a porta do consultório. — Eu nem me lembrava que tinha esquecido o cartão no banco quando o pessoal de lá me telefonou.

   — Esquecimento é algo que tem me acontecido também. Sem problema, Doutor.

   — E como vão os trinta e oito? — Disse após leitura rápida dos dados pelo computador.

   — Achei super interessante este modo de ver. E bem diferente.

   — Eu me preocupo demais com meus pacientes. Quero sempre o melhor para eles e faço de tudo para encontrar soluções que melhorem seu tempo de vida, afinal, velho é quem já morreu, não é mesmo?

   — Verdade! — respondi, enquanto o médico analisava os raios X da coluna cervical e lombar. — Você poderia me explicar o que vê nos exames, onde estão os osteófitos e se terei que operar?

   — Não se preocupe com o diagnóstico do radiologista. O importante mesmo é o que vamos ver aqui nos raios X. — Passou o esquadro, o transferidor, traçou retas que se projetavam em ângulos, calculou e continuou:

   — Calma, calma. Não se preocupe com os osteófitos, quase todo mundo tem e até quem já morreu. Vou explicar para a senhora assim que fizer esses cálculos. Isso que é importante para sabermos o que teremos de fazer. Como anda os preparativos para o Natal?

   — Tranquilo. Não tenho o costume de me preocupar muito com tais preparativos.

   — Realmente não é o mais importante. O importante é saúde.

   — Verdade.

   Solicitou exames complementares. Disse:tenha cuidado até retornar, e continuam as recomendações: trabalho moderado, sem excessos, pois tenho uma paciente que em situação parecida, não respeitou a orientação, carregou mala pesada demais e acabou quebrando a coluna. Não será necessário operação, nem hoje e nem no futuro, mas depois que as dores forem embora, aí sim, inicia realmente o tratamento, e para toda a vida, se a senhora quiser cuidar dos trinta e oito.

   — Trinta e sete, Doutor, porque o aniversário está próximo.

   — Que seja! Cautela até trazer os resultados. Ótimo Natal e ano novo para a senhora. Até 2019!

Nenhum comentário:

Postar um comentário