sábado, 1 de dezembro de 2018

IDADE DE SENHORA

IDADE DE SENHORA
01/12/2018
      
   Fui ao ortopedista de coluna.

   — O que traz a senhora aqui?

   — Fui passear com meu cachorro e ele me derrubou, me rodou por alguns minutos e, depois disso, a coluna está dando sinais.

   — A senhora não queira saber quantas pessoas chegam aqui e me contam história semelhante. Algumas quebram a coluna, outras deslocam. Vamos ver o que aconteceu no seu caso. A senhora procurou um médico em seguida?

   — Não. Somente hoje consegui consulta com você.

   — Quando aconteceu? A senhora tomou remédio para aliviar a dor?

   — Há três meses. Usei Gelol em aerosol por uma semana. Funcionou.

   — Apenas despistou a dor, o problema continua. Algo mais?

   — Também faço alongamento e sinto melhora, mas a dor parece se intensificar quando faço algum trabalho doméstico longo. Sinto as vértebras, também, se comprimindo, ouço barulho de osso no osso, quando faço movimentos.

   — A senhora não deve fazer nenhum tipo de exercício até que se detecte o problema, pode piorar ainda mais. A senhora faz exercício físico?

   — Tenho hábito de caminhar e musculação, ainda faço o trabalho doméstico, mas desde o tombo tenho evitado.

    — Tem muita diferença entre trabalho doméstico e exercício. Não vem ao caso, no momento. A senhora tem trinta e oito anos. Deve se cuidar para vivê-los bem e com qualidade. Se fizer isso a vida vai fluir melhor. 

   Estranhei o médico dizer tal idade, sendo que ao iniciar a consulta lhe disse minha idade.

   — Eu não tenho esta idade  eu disse confusa.

   — Essa é a idade que a senhora tem para viver. O que já viveu não interessa mais. E deve se cuidar para chegar lá.

   — Ah! Duvido que chegarei aos cem.  Dei uma risadinha.

   — Não duvide, senhora. Atualmente é normal e comum.

   Fez os exames iniciais, apalpou vértebra a vértebra, e finalizou:

   — Parece que houve deslocamento de vértebra, vou pedir um raio X em caráter de urgência. Felizmente, parece que não houve complicação neurológica, mas durante esse período a senhora tenha cuidado, nada de extravagância. Trabalho moderado e descanso entre atividade, nem ficar muito sentada, nem muito deitada, em todas essas situações sentirá dor. Faça revezamentos.

   Saí do consultório me perguntando, o médico parecia mais velho do que eu, porque insistia me chamar de senhora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário