sexta-feira, 20 de julho de 2012

VISÃO POÉTICA

   Esta semana está bem atribulada... trabalho na medida certa e sem estresse. Estou tendo uma semana agradável (apesar do frio!), fui visitar na Casa Fiat de Cultura, as obras do CARAVAGGIO (1571-1610), pintor do período barroco, que usa a luminosidade como expressão. A história dele é bem trágica, viveu somente 38 anos e morreu durante fuga, devido acusação pela morte de um homem durante duelo. Obras maravilhosas!

   Também tem a exposição do pintor Giorgio de Chirico (1888-1978), grego, da era moderna, que trabalha a poética interior a partir da arquitetura, dando dimensão ao sujeito, sua vida como sujeito da cidade em que vive, da sua história. Valeu a visita!

   Quanto aos filmes, vi dois que foram ótimos e vale a pena comentar. O Último Dancarino de Mao, filme australiano de 2009. Excelente, conta a história (verdadeira) do bailarino chinês Lin Cunxin, que ao ter a possibilidade de viver nos Estados Unidos por três meses para aprimorar sua arte, vê-se envolvido com a liberdade conquistada e decide ficar. Daí vem os impasses no decorrer da história. O filme é lindo, a história cheia de emoção. É apaixonante o quanto ele transmite sentimento através da dança.

   E ontem vi o filme do Woody Allen, de 2011, Meia Noite em Paris. Lindo demais, porque além de trazer a Paris, sempre majestosa, faz uma releitura da Paris dos anos 20 e da Belle Époque (séc. XIX), a partir da visão de um personagem escritor da atualidade, que entra em contato com os grandes escritores daquelas épocas, tais como Hemingway, Fitzgerald, Elliot etc e também de grandes nomes da pintura. 

   O escritor está em conflito com a vida que leva, as insatisfações geradas pelo cotidiano, pelo trabalho e até mesmo pelo amor comum que tem pela noiva. Vai questionando sua realidade de forma fantasiosa, mas extremamente interessante do ponto de vista poético do Woody Allen. Só de assistir já se sente o aroma romântico da linda Paris. Lindo demais, repito!

   E o legal é que só estou no meio da semana... ainda tem muita coisa boa pela frente... Uau!!! É o que espero! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário