segunda-feira, 6 de maio de 2013

SEMPRE É TEMPO DO NOVO!


"FLORAL

É isto. É primavera.
Estou feliz, em febre.
Outros
           politizam suas dores.
Eu
me polenizo
ou polemizo
                   - com as flores."

Affonso Romano de Santanna

   Estou começando a semana - a minha abençoada segunda feira - em tons de primavera... Que já chegou ao meu coração através da linda poesia do Affonso Romano de Santanna, Poesia Reunida 1965-1999, vol.2, L&PM, maio/2004. Eu estava arrumando a bagunça do meu quarto, pois só vou juntando livros que vou lendo e que vão se acumulando à minha confusão (que só eu entendo!). 

   Antes de guardar este livro, folheei-o mais uma vez. Tinha feito anotações nele (agora dei para isso!), os poemas que mais me agradaram, as expressões de emoção que me tocaram à leitura. Eu gosto, pois quando retomo, as recordações voltam à tona. Vejam este sobre o nosso tempo:

"RUGAS

Estou amando tuas rugas, mulher.
Algumas vi surgir, outras aprofundei.

Olho tuas rugas.
Compartilho-as, narciso exposto
no seu rosto.

Ponho os óculos
para melhor ver na tua pele
as minhas/tuas marcas.

Sei que também me lês
quando nas manhãs percebes
em minha face o estranho texto
que restou do sonho.

O que gastou, somou.
Estas rugas são sulcos
onde aramos a messe do possível amor."
Affonso Romano de Santanna

   Nada como um pouco de poesia para aguçar a nossa energia, né! Estava cansada, fisicamente falando, e ler me redinamiza, traz o toque energético que me alimenta para a empreitada do dia a dia, que às vezes, cai num cotidiano reles, sem graça, com poucas motivações. Além do tempo, que na via outonal já vai trazendo mudanças observáveis. Mas eis-me revigorada.

   Reconheço que sou um pouco culpada: invento de fazer inglês, violão etc etc etc... achando que sou ainda aquela adolescente no pico do auge, em êxtase. Eu sempre quis tocar um instrumento e chegou o entusiasmo agora. Como diz uma amiga, com tantos afazeres como ter tempo? Não considero tais opções de lazer como afazeres, a realidade é que vejo o lado interessante em começar a fazer algo novo em tal estágio: imagina, começar a tocar violão na altura dos acontecimentos, um instrumento que eu não sabia nem como pegar, começar do zero, isto me desafia... E pensar que se aprende violão pra valer após treinos prolongados e ampliados lá pelos 20 anos de dedicação. Não importa que eu fique apenas uma eterna aprendiz, pois nem sei o tempo que me resta... Vivo intensamente cada aprendizado hoje! E o novo me impulsiona a novos projetos... Sempre é tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário