domingo, 19 de janeiro de 2014

ENTOADA À DORIVAL CAYMMI

 
   Eu estou cantante hoje. Ouvindo ao fundo a musicalidade de Dorival Caymmi no CD O que é que Dorival Caymmi o baiano tem? Ai, que delícia ouvir suas músicas e cantadas por ele mesmo. Gosto do gingado, do balanço que ele traz na voz, na melodia. Sou fã de carteirinha.

   Ele traz introjetado a própria Bahia, com a malemolência nos molejos do corpo, com seus tons suis generis e alegres, as baianas, o mar, os pescadores, a comida ... Eu fiquei tão empolgada com o documentário sobre ele que assisti hoje que dei um jeito de encontrá-lo ainda mais.

   Então, enquanto escrevo, ele carinha meus ouvidos e rega minha alma com uma cantoria que alegra. 

   O documentário traz uma retrospectiva de canções e entrevistas com Dorival Caymmi e também com seus interpretes. É bem interessante conhecer a visão do homem poético, nostálgico nas lembranças de sua terra, que viveu a alegria. Como ele mesmo revelou, não conseguia criar se não estivesse envolvido em alegria, em família, precisava da paz para a inspiração. E ao ser perguntado que música preferia, disse que as músicas vieram tão fáceis, sem as dores do corpo como no caso de qualquer trabalhador. E ele sentia-se agradecido por não sentir tais dores. Portanto só tendo que agradecer todas as criações.

   Ao sabor dos ventos, das saudades da Bahia, sua musicalidade vem de sua perspectiva única, sem copiar escolas. Com o tom sedutor que nos faz apaixonar!

   

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário