segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

TREM BOM É ESPERANÇA!

   
A natureza aqui é África!

   28 de dezembro. Enquanto a chuvinha cai por aqui, em Floripa, aposto que pelas terras de Beagá (Belo Horizonte-MG) estão a pedir pelo amor de Deus que ouse tombar... Estive por lá durante umas duas semanas... quanta tristeza! Secura e nada de São Pedro dar o ar da graça. Rezas continuam por lá.

   Mas até que de um jeito ou de outro Minas deu um jeito de ir pra além das geraes... a dupla sertaneja Danilo Reis e Rafael mostrou competência na última edição do The Voice Brasil. Não aguentei e por mais que não concorde com ligações telefônicas para tais situações... toda a família participou das votações. Valeu a pena, pois são lindas e novas vozes nos ares musicais.

   O tempo é de esperança... Foi o que me deu a entender após assistir uma programação no Canal Brasil, no Documentário sobre MAZZAROPI (1912-1981). O cineasta, ator, produtor e disseminador da cultura popular através de suas fitas cinematográficas, a história do interior (do campo), o questionamento social, e muito mais presente em suas deliciosas comédias. Provavelmente assisti todas. Os cinemas em Beagá ficavam com longas filas.

   Um dos comentaristas fez uma análise a respeito da proposta dos filmes de Mazzaropi, sempre terminavam com um final feliz. E disse que ele era um homem que corria atrás da esperança com a intenção de encontrar alguma coisa. Ao ouvir a palavra esperança fiquei atenta ao comentário. 

   Mais tarde ao assistir a TV Cultura, Repórter Eco, finalizaram o programa com um dito de Ariano Suassuna: "Os otimistas são uns bobos, os pessimistas uns chatos; bom mesmo é ser um realista esperançoso." Ah! Eu gostei tanto! Que segui no canal vendo As aves do paraíso, numa alusão aos belos pássaros da ilha ecológica de Nova Guiné fotografados e filmados por um fotógrafo japonês apaixonado por pássaros. Que magnífica a natureza e os belos passos da dança de sedução para a conquista da fêmea, como no caso do pássaro strapia (?? não tenho certeza se o nome é esse???) com seu enorme rabo de penas brancas e o corpo multicor, a depender de como se posiciona.

   Sei lá! Só sei que a palavra esperança sempre me ronda e com a chegada de novo ano, anda me espreitando em pensamento, em música, por todo o lado... Eh trem bom!!!! 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário