sexta-feira, 23 de outubro de 2015

ATREVER-SE EM QUALQUER IDADE

   

   Também no feriado aproveitei para ver o filme americano Enquanto somos jovens, uma produção independente com o ator Ben Stiller e Naomi Watts, dirigido e produzido por Noah Baumbach.

   Ele (Ben Stiller) é um documentarista rígido e não concorda com uso inadequado de situações para chegar ao objetivo. Ao contrário do jovem que também pretende tornar-se um bom documentarista, mas que segue às margens da ética. Alcança o ótimo resultado, mas não contempla as linhas básicas do correto. Afinal,  o que é correto nos dias de hoje, e vindo da juventude atrevida?

   No fundo, o filme traduz o que todos nós de certa forma vivenciamos. Enquanto se é jovem, atreve-se a desmitificar algo que deveria ser de um jeito e imprime-se outra verdade porque estamos no auge da idade.

   E a partir da análise em outra posição, quando se amadurece, reconhece-se que quando se é jovem tudo é permitido e quando se tem uma idade considerada "da maturidade", os meios são outros e se torna muito mais rígido e burocrata. No fundo a aquisição de experiência torna claro que algumas coisas são permitidas aos jovens, que ainda se atrevem ao tradicional. Usam de artifícios para o alcance de seus objetivos. 

   Lá na frente, a partir de avaliação se verá que afinal aquilo foi possível porque a vertente jovem sobressaia e a índole atrevida ainda encampava.

   Muitas coisas são permitidas quando se é jovem. Porque o velho tem que manter uma certa coerência com o correto de forma extremada? Não, temos que nos atrever a ser diferente e manter o foco em nosso desejo de jovialidade! Não é porque envelhecemos que temos que adotar posturas tradicionais.

   De certa forma passamos a compreender o porquê de atitudes da juventude, onde tudo é permitido para o alcance dos desejos. Já a maturidade nos contempla com o possível. E somos amenos na compreensão.

   Aproveite a juventude em você, seja que idade tenha!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário