domingo, 24 de janeiro de 2016

SIMPLIFICAR TRAZ LEVEZA


   

   Pra começar deveras o ano, nada me trouxe mais leveza do que a leitura da Poeta (poetisa, na verdade... eu gosto de usar daquele jeito,meio que me atrevendo) Florbela Espanca. Olha só: 

   

Florbela Espanca



Só se pode ser feliz simplificando, simplificando sempre, arrancando, diminuindo, esmagando, reduzindo; e a inteligência cria em volta de nós um mar imenso de ondas, de espumas, de destroços, no meio do qual somos depois o náufrago que se revolta, que se debate em vão, que não quer desaparecer sem estreitar de encontro ao peito qualquer coisa que anda longe: raio de sol em reflexo de estrelas. E todos os astros moram lá no alto.


Florbela Espanca, in "Diário do Último Ano" , do Blog da minha amiga Fátima Fonseca (Luz do Cerrado)

   
   Nem sempre é fácil ser simples. No fundo, lá bem fundo, quem saberá das angústias que nos sustêm de pé para a caminhada que se faz necessária. Nos escombros, às vezes, impera um lado nada nada dócil. Mas exigente, com cobranças além do nosso querer e, esse lado, domina e ao mesmo tempo maltrata. É como se algo alheio a nós. A nossa vontade. Mas atrevidamente com poder.

   O poder da angústia reinante. Aquela que todo homem e mulher carrega em si. É marca humana que se intensifica mais em uns que outros. Aos que apresenta mais intensa, sofrem por não conseguirem direcionar eficazmente seus desejos. Uma sombra que dificulta a leitura correta. A mancha está ali e ponto final. Que fazer com tal impeditivo a comandar sem rédeas?

   A busca é um processo do viver, do se conhecer, e isso leva tempo, talvez tempo demais. Principalmente para nós que vivemos no mundo ocidental, onde tudo deve ser imediato e satisfatório. Não existe tempo para a reflexão, tempo para a bonança a si mesmo. E quando chega ao desesperador, claro, não morremos, mas continuamos faltantes de tal forma que sintomas fluem ao exterior, dando pistas de nossa fragilidade: as ansiedades, compulsões, dores, depressões etc.

   Quem conhece a história da poeta da angústia, como ficou conhecida Florbela Espanca há de concordar que não é nada fácil, inda bem que sua poesia está aí e traz alento aos seres que se veem representados.

   Também, como disse outra grande escritora, Clarice Lispector: "Não se preocupe em entender! Viver ultrapassa todo entendimento". Mas se conhecer ajuda e muito. Não entender, mas alcançar a leveza para o viver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário