quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

CAMINHAR COMO NOS VELHOS TEMPOS

  "Mesmo extremamente saudável e em forma, você não tem a mesma energia dos 45, nem a que tinha aos 25. Não vamos nem falar aos 65." Frase do texto que li de uma mulher que estava grávida aos 65 de quadrigêmeos.


Então me conta como essa mulher danada tinha energia pra botar no mundo quadrigêmeos porque eu não sei, e olha que beiro os sessenta. A cada dia que passa sinto estreitar as façanhas que consigo realizar na cozinha, na arrumação da casa e nos fazeres fora de casa, pois coisa chata é ficar só nas tarefas domésticas - não, eu não aguento só isso na vida.


Mas acontece que agora, quando pego numa atividade caseira e chego ao fim, já estou exausta. Tendo que aprender a regrar excessos (que todo perfeccionista tem dificuldade).


Bom, estou relatando isso pra contar o que me aconteceu de estranho. Estava reclamando uma dor lombar (coluna) após algumas atividades caseiras. Já têm umas duas semanas que passei a caminhar todos os dias, pelo menos 4 km, uma caminhada mais enérgica, ritmada, centrada, e não é que me surpreendi quando após isso voltei a fazer as tarefas domésticas. Levei um susto. Não senti dores lombares. Senti que a energia, as forças me foram resgatadas como por milagre.


Milagre, é exagero, mas é como me senti. Terminei a tarefa e ainda estava com pique, o que não me acontecia antes das caminhadas. Será que as musculaturas e nervos, e ossos e tudo o mais voltaram a funcionar num nível bom pra mim? O que importa mesmo é que estou me sentindo bem demais após pequena caminhada, imagina então o quão bem faz exercícios físicos ao longo da vida.


Minha avó andava léguas para chegar a casa de uma conhecida, visitar alguém, ou andar a cata de lenha para o fogão. Exercitava para mais que eu, portanto eis a diferença duma mulher que vivia naqueles tempos em que se andava muito para estes onde a gente acha tudo ao apertar apenas um botão com um clique.


Vou continuar andando léguas porque essa energia tá boa demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário