domingo, 14 de outubro de 2018

ALMOÇO


ALMOÇO
26/09/2018
            Duas mulheres almoçam frente uma para outra. Ao redor, pessoas com bandeja à mão buscando mesa para saborear menu do dia.
            ― Ficou sabendo de Célia?
            ― Quem diria, contava uma vantagem sobre a nora.
            ― E o Sérgio? Ele apresentou a mulher, mas depois ela se afastou e foi para o outro lado.
            ― Ele não tem um filho para cuidar dele?
            ― Parece que moram separados, casas diferentes. Ele não comenta.
            ― Nessa hora de precisão não poder contar com filho.
            ― Te enviei um vídeo.
            A outra balança a cabeça confirmando.
            ― Chorei quando assisti. Fiquei impressionada. Espero que não aconteça comigo quando estiver mais velha. Tenho medo. Minha nora é gente boa, mas sabe-se lá, mulher pode virar a cabeça de um homem, e levá-lo para o ramo da família dela.
            A outra escutando e mastigando.
            ― Está fazendo dieta?
            ― Estou tentando diminuir, ver se emagreço, mas nada, diz, limpando a boca.
            ― Seu prato está light, não tem carboidrato. Salada e vegetais, como deve ser.
            ― E não emagreci uma grama. Não ligo para massa, não gosto de arroz, feijão, macarrão. Doces, nem sinto falta.
            ― Isso que engorda.
            ― O que me pega é fritura. Adoro pastel. Peixe frito. Está no tempo da sardinha, quero comprar.
            ― Amo pastel, tenho filés de peixe no congelador, precisando fazer.
            ― Vivo pedindo a Deus, fico pensando: quem vai cuidar de mim quando eu precisar.
            ― Nunca se sabe! Eu até hoje não tive problema com minha nora.
            ― Até pouco tempo eu pensava sem parar sobre isso e ficava preocupada, estava me atrapalhando viver. Decidi tirar da mente, o que tiver de ser vou saber na hora.
            ― Você conhece aquela? Faz gesto com o olhar.
            ― Conheço. É boa de conversa. Está no outro grupo.
            ― Problemática, fiquei sabendo.
            ― E a profissão dela?
            A amiga ia responder quando outra mulher se aproxima da mesa, cumprimentando-a. Levanta e iniciam conversa. A outra observando.
 Nesse momento levantei e fui entregar a bandeja. Eu estava sentada à mesma mesa que elas. Ao sair confirmei as horas pelo celular, vai dar tempo de ir andando ao consultório médico.
            No caminho um ipê reina no tapete amarelo da calçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário