quarta-feira, 30 de maio de 2012

A MEDIDA CERTA...

   "Não quero sugar todo o seu leite
Nem quero você enfeite do meu ser"


Eu lírico do Caetano Veloso na sua canção Nosso Estranho Amor


   Fiquei entusiasmada quando li o trecho acima, da canção do Caetano, na Revista Língua Portuguesa Conhecimento Prático, pág. 53, edição 36, mai/12, pois com sua intensidade dá margem para falar um pouco sobre o relacionamento a dois na medida certa.

   O que é a medida certa numa relação a dois??? Até quanto o doar-se é suficiente para não sufocar qualquer amor???

   É comum vermos, nós, mulheres, no exagero do amor, extrapolar a medida certa com a expectativa de conquistar o amor de nossa vida. Tal ânsia transporta para o excesso, onde o outro pode se sentir aprisionado. E nenhum amor sobrevive assim.

   É comum acontecer também com os homens e as manchetes constantes deixam claro que à mulher não é permitido desistir dessas relações doentias - muitas mulheres são assassinadas e outras têm a perda de sua liberdade devido as chantagens de toda ordem.

   Deixando de lado tais excessos, podemos refletir sobre o papel de cada um em uma relação. O importante é que seja uma relação de interdependência. Cada um com direito à sua individualidade, às suas escolhas. Cada pessoa é única em seu desejo e a relação a dois é sinônimo de complementação visando à satisfação de ambos. 

   Cabe à intuição de cada um, homem e mulher, perceber até que ponto não se está passando do ponto. Viver a relação de forma prazerosa e autêntica é o fundamental. Não esqueça de primeiro amar a si mesmo (a). Nada de excessos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário