domingo, 20 de maio de 2012

MULHERES CORAJOSAS

   Ufa! Quanta correria esta semana. Finalmente tenho uma novidade: visitei ontem a inauguração da Exposição ARPILLERAS DA RESISTÊNCIA POLÍTICA CHILENA, no Centro Cultural da UFMG, existente ali na Avenida Santos Dumont, 174, bem esquina com Rua da Bahia - Centro de Belo Horizonte. Vale a pena conferir! Até 24 de maio. É gratuito!

   São trabalhos lindíssimos de uma técnica têxtil que possui raízes na antiga tradição popular. As mulheres bordadeiras, naqueles tempos tenebrosos da ditadura chilena (1973 até meados dos anos 90 - como na maioria dos países da América Latina), encontraram, naqueles bordados tão cheios de história, denunciar os horrores a que o povo chileno estava sujeitado, contar suas angustiantes histórias, cheias de dor e lágrimas (tudo a olhos vistos em suas obras em tecido e aniagem), exigir liberdade e, ao mesmo tempo, tão recheados de esperança.

   Os trabalhos dessas mulheres dignificam a maneira como o povo luta pela liberdade de sua pátria e de seus cidadãos. Um grande exemplo para nós, brasileiros, geralmente tão alheios às questões políticas. 

   Neste momento, então, que, com trinta anos de atraso, inicia-se uma Comissão da Verdade para abrir as questões da época da ditadura, onde precisamos nos posicionar e exigir uma abertura verdadeira e democrática e não mais um "faz de conta".

   Entre no site e conheça mais a história, têm inclusive livros disponíveis on line sobre a história chilena e suas mulheres guerreiras, que não se calaram frente ao uso da força oficial. www.arpillerasdaresistencia.wordpress.com. É o testemunho vivo para a memória do povo chileno e referencial para outros.

   A gente pode sentir a dor ali presente, representada naqueles trabalhos e desejar que nunca mais nenhum povo precise passar por tais perdas. Ainda existem muitas ditaduras por aí...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário