segunda-feira, 10 de junho de 2013

DISCUTIR A RELAÇÃO

   

   Ontem a noite eu revi o filme Um Divã para Dois, de 2012, com Meryl Streep no elenco, já tinha escrito sobre, mas naquela oportunidade alguns inconvenientes não me permitiram ser fiel ao retrato do que me tomou nas cenas. E agora eu o sei: a forma como o homem é diferente da mulher quando se trata de casamento, paixão, romantismo, sexo, discussão da relação etc.

   Razão e emoção destoam entre os sexos. O homem tem como óbvio que tudo pode ser tratado racionalmente, desvinculando o "colocar-se no lugar do outro", com relação à sua mulher. Já a mulher peca pelo romantismo demais, mas venhamos e convenhamos, nada como uma dose de romance para adoçar a realidade circundante. A questão fundamental é... só pode ser esta: DIÁLOGO. 

   No filme o casal tem que buscar uma ajuda terapêutica para colocar em prática tão necessária ferramenta para a convivência. Por que é tão difícil conversar, colocar os pontos nos "iiiiiiiiiiis"???  Para a gente ver: o casal está casado há mais de trinta anos e fica cheio de mesuras ao tratar assuntos de sexo, amor, companheirismo; claro está que a representação mostra um casal conservador, por não acompanhar a evolução, as mudanças nas relações homem-mulher, e não buscar evoluir nas formas de diálogo, deixa claro as diversas situações neuróticas em que transitam no dia a dia. Com isso acaba empobrecendo a relação a dois. Mas quem disse que isto também não ocorre com os casais modernos???

   Quando eu vejo esse tipo de situação me volta sempre à cabeça a música dos Titãs - ISSO (Isso que acontece com a gente, acontece sempre com qualquer casal. Ataca de repente. Não respeita cor, credo ou classe social. Isso... Parecia que não ia acontecer com a gente, nosso amor era tão tão firme, forte e diferente...). Eu fico querendo crer (assim mesmo!) que a música não fala a verdade, que não vai acontecer isso com o casal apaixonado, mas vira e mexe, os casais estão em crises, nas quais têm que aprender a administrar. É a vida!

   Eu acho um saco as tais crises, agora só não vale deixar de avaliar o que está acontecendo e já partir para a separação, o que é comum hoje em dia entre as celebridades. Qualquer coisinha, lá vem a notícia, empobrecendo a visão de família e o companheirismo. Família é sinônimo de conflito, mas também de resolução de problemas. Isso só acontece com bastante conversa e transparência, evitando assim deixar muitas zonas escondidas no não dito eterno. O que é muito triste.

   Tratar de colocar em prática o que o terapeuta sugeriu ao casal não é má ideia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário