sexta-feira, 14 de junho de 2013

NAVEGAR EU PRECISO!

  
 Ah! Que "riqueza. Veio ao meu quarto um besouro de asas verdes e ouro e fez"  de mim uma sonhadora... 

   Ah! Esse coqueiro! Balançando ao vento o seu verdume, que ao dançar vai ficando em furta cores de verdes; esperançosos balanços, fantasias desejosas de um porvir alvissareiro e brilhante. Um balançar por asas que deliram ao vento e ao se sentirem leves podem deixar-se ir ao Deus dará! Ah! Os sonhos!

   Nada de Porto, nem barco, nem vela - "Navegar é preciso, viver não é preciso". Ir sem receio ao encontro do que há por vir, com olhar poético e doçura a espalhar-se às visões, que tomam destinos incertos...

   Será o vinho?... Como o disse o sábio Dom Helder Câmara "Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, escapar do terrível perigo de, envelhecendo, virar vinagre.".

   Como não quero ficar azeda pelo rotineiro dia a dia, acalanto algumas poesias à minha prática diária. Fugas... quem não as têm. A normalidade propriamente dita é tão convencional que escapulidas são sempre providenciais.

   E, então busco a inspiração lá no Guimarães Rosa que tem me tomado nos últimos tempos. Saudades da roça???  Quem sabe!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário