terça-feira, 5 de novembro de 2013

JANELA ABERTA ÀS MUDANÇAS

   

Quem diria ser possível começar uma carreira aos 66 anos. Isso mesmo! Dona Jandira, uma voz madura e forte entoando a nossa MPB - Música Popular Brasileira. Ela é apaixonada pelo samba, tem um repertório rico de significado. Como interprete valoriza não só as expressões da raça negra, tais como o samba Identidade que cantou um trecho, mas também aquelas que lhe transbordam em emoção. Assisti a entrevista dela no sábado no Terra de Minas da Globo.

   Não tem como não ficar com inveja da energia pulsante do "estar no mundo" dessa mulher. Aberta para as mudanças e sempre se transformando. Dizendo ter muito chão e novos caminhos e conquistas. Parece fazê-lo a partir do prazer musical. Unir uma atividade que além do prazer traz uma contribuição aos que são próximos, de forma solidária.

   Um exemplo a seguir em termos de não acomodação à zona de conforto. Aberta à contribuição que pode dar à comunidade, valorizando a cultura do local que escolheu como refúgio. Um lindo exemplo.

   Bom! Fiquei empolgada com a história dela, já que somente agora estou aprendendo violão, portanto também quero transgredir o meu status quo de aposentada e não me acomodar. Sempre é saudável se buscar um projeto de vida, algo agradável e prazeroso para se fazer. 

   Aproveitei também o fim de semana para ler o volume I do Teatro  Completo de Nelson Rodrigues - A Mulher sem Pecado; Vestido de Noiva, Valsa Nº 6; Viúva, Porém Honesta e Anti-Nelson Rodrigues. Como capta tão bem o estar neurótico e contraditório do ser humano na dimensão dos relacionamentos. Tinha visto algumas das peças. Lê-las trouxe um diferencial no conhecer a dinâmica que o autor quis transmitir. Adorei sentir a escrita daquele que chamam dono de um teatro desagradável.

   Experimentações na arte do existir que mostram diferenciais. Afinal como disse o Nelson Rodrigues "Toda unanimidade é burra." Então, nada de ser comum e deixar o tempo passar sem nada por fazer. Planos B mostram que a idade é salutar!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário