sexta-feira, 15 de novembro de 2013

PERCEPÇÃO AGUÇADA

     http://oseculoprodigioso.blogspot.com.br/2007/02/escher-mc-ilustrao.html
   
   Que ótimo feriado bem no fim da semana, heim! Pelo menos aqui no Brasil, dia da proclamação da república. Por isso, estou com tempo para postar em plena tarde de sexta feira... Que maravilha!

   Ontem aproveitei e fui visitar a exposição A Magia de Escher, que está no Palácio das Artes até dia 17/11. É indescritível a experiência, pois o que vale mesmo é a percepção ao olhar cada quadro em litografia e xilogravura. Portanto, cada olhar único e particular. Achei interessantíssimo se ter que movimentar o corpo, quase que ficar dançando em frente a alguns quadros, para se ter diversas visões daquela realidade.

   Ele trabalha com o ladrilhamento, com dimensões em diversos níveis, com a ilusão de ótica, com a geometria etc e nos faz refletir sobre a existência, o infinito, a natureza, o sagrado e o profano, a possibilidade de outras verdades... Sou leiga para me atrever a ir mais além.

   Fiquei fascinada por todas as obras, mas as que me fisgaram mais firmemente foram: "Flor de Pascua" - Nunca pense antes de agir, que mostra uma pessoa caminhando numa estrada estreita, à beira do abismo com uma lanterna na mão. Daí diversos significados podem ser desenhados em nossa mente. E a obra com nome Cascata, magnífica. Olha como foi a minha experiência: olhei uma vez e vi a cascata descendo de uma altura para um moinho; depois num segundo olhar, quis descobrir como se dava a queda d'água, em quais direções; terceiro persegui cada lance de onde jorra a água e de repente, de um andar inferior inicialmente, já me surpreendi estando num andar superior. É magnifica a ilusão de ótica.

   Como disse o artista holandês M C Escher: "Talvez eu esteja sempre em busca do espantoso e, por isso, procure provocar espanto no espectador". "... Tenho grande prazer, por exemplo, em confundir deliberadamente a segunda e a terceira dimensões, plana e espacial, e ignorar a gravidade." E pensar que suas obras são a partir de 1921 a 1969 e que só agora no século XXI aparece o cinema em 3D. Era um homem muito à frente de seu tempo em suas viagens imaginativas. 

   Gostei muito de ver visitantes de todos os níveis se interessando e interagindo com a proposta. Que bom que a cultura e a arte vêm trazendo transformações em nossa Belo Horizonte. Entrem na página mencionada e verão que maravilhas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário