segunda-feira, 18 de novembro de 2013

COLOCAR NA CESTA BONS FLUIDOS!

   

   Aproveitei para colocar em dia algumas leituras. Inventei de ler ao mesmo tempo uns cinco livros e estou nessa ladainha, tentando dar coordenadas exatas quando largo e retomo as leituras. A experiência é diferente e rende boas tentativas de exigir do cérebro o que ele pode dar. Entre os livros estão História da Filosofia de Nicola Abbagnano, Opressão e Liberdade de Simone Weil, Edusc, 2001, Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida de Thiago de Mello, Civilização Brasileira, 5ª ed., 1983, Histórias Extraordinárias de Edgar Alan Poe, Odisseia de Homero, ah! me esqueci... também Diários de Kafka.

   Quero a todo custo diminuir a montanha de livros que vem formando em minha frente e eu fissurada em lê-los. O que eu achei interessante, eu e a minha mania de associar coisas, foi que o livro do Thiago de Mello, de 1983, mesmo ano que formei em Psicologia, coincidência ou não, utilizamos no nosso convite de formatura os textos dele, do Estatuto do Homem, que são belíssimos.

   Mas importante mesmo são as possibilidades de conhecer novas aventuras e histórias que entrarão como inspiração para a escrita, além de ampliar o conhecimento. Ler é uma das formas que mais me inspira prazer, não é novidade, né?

   Eis duas citações do livro da Simone weil para reflexão:


"No que concerne às coisas humanas, não rir, não chorar, não se indignar, mas compreender."  Spinoza

"O ser dotado de razão pode fazer de qualquer obstáculo uma matéria de seu trabalho, e tirar partido disso." Marco Aurélio

   E o primeiro, segundo e último verso do poema do Thiago de Mello, escrito em 74 na Alemanha, retirado do livro mencionado acima, pág 3 e 5:

"É Preciso fazer Alguma Coisa

Escrevo esta canção porque é preciso.
Se não a escrevo, falho com o pacto
que tenho abertamente com a vida.
E é preciso fazer alguma coisa
para ajudar o homem.
Mas agora.                          
                         
Cada vez mais sozinho e mais feroz,
a ternura extraviada de si mesma,
o homem está perdido em seu caminho.
É preciso fazer alguma coisa
para ajudá-lo. Ainda é tempo.
    É tempo.                       

... 
É preciso ajudar.
Porém primeiro,                      
para poder fazer o necessário,
é preciso ajudar-me, agora mesmo, 
a ser capaz de amor, de ser um homem.
Eu que também me sei ferido e só,
mas que conheço este animal sonoro
que profundo e feroz reina em meu peito." 

Thiago de Mello

   Fiquei ou não em ótima companhia por estes dias?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário