quarta-feira, 29 de agosto de 2012

LEITURA DO CLÁSSICO DE TOLSTÓI

   
Fiquei empolgada com a minha aquisição do livro A Morte de Ivan Ilitch, uma novela de Leon Tolstói, poeta russo. Estou que não me aguento, com a ânsia de continuar a leitura ininterruptamente, principalmente porque gostei muito do ritmo que o escritor dá a cada passo de seu relato, o que nos toma demasiadamente. 

   As descrições sobre a soberba, o egoísmo, a vaidade, as falsas amizades, as mediocridades, as fragilidades do humano, enfim, descritas de tal maneira que se apercebe que poucas coisas mudaram daquele século até então, pois tenho a impressão de até conhecer pessoas que se assemelhem aos personagens. É a literatura tão presente na vida real!

   O autor também tem grande capacidade de captar os sentimentos de seus personagens e discorrê-los de forma emocional e intensa, o que traz essa dinâmica na leitura. Para os críticos é a novela considerada uma das maiores da literatura mundial.

   Mas estou empolgada mesmo é com a luta do personagem principal, Ivan Ilitch, que vem transitando em momentos de grande angústia frente às possibilidades de sua morte e vivenciando cada momento com os questionamentos que normalmente devem fazer parte da vida de todos nós, quando em tal situação.

   Mais, quando escrevi esta postagem faltava ler os últimos capítulos e posso dizer que foi cruel a forma como o personagem Ivan Ilitch chega à conclusão sobre a vida que teve: vida medíocre, apenas aparência numa sociedade burguesa, pobre de sentimento e profundidade; constata que não viveu a vida que verdadeiramente poderia ter vivido e que ele, no fundo rejeitou e preferiu seguir os cânones impostos, sem os questionamentos saudáveis do sujeito crítico. Apenas uma pobre vida que sente alívio ao perceber que finalmente deixa a hipocrisia na qual viveu.

   Os meandros da vida familiar também não deixam escapar as vicissitudes da vida em comum de marido e mulher; suas nuances, às vezes clara, ou nebulosa, que pairam frente aos diversos detalhes da vida cotidiana.

   A novela é de pequena extensão e extremamente deliciosa. Aconselho a leitura!!! Estou adorando! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário