segunda-feira, 3 de setembro de 2012

LIBERDADE!



    Liberdade é poder dizer não! Olha eu plagiando o escritor, personagem do filme do Woody Allen, Igual a Tudo na Vida, de 2003. Gostei tanto da frase que vi a oportunidade de ampliar a discussão sobre o tema.

   Tal qual o personagem que na sua insegurança, vê-se às voltas com sua dificuldade de expressar-se verdadeiramente, com o intuito de não ferir as pessoas, mas ferindo-se a si mesmo constantemente. Não sendo autêntico ao seu querer. Vai vivendo como um fantoche, sempre agradando. 

    Eis que muitos atuam na vida como o personagem do filme... De forma incompleta por insegurança, aprovação externa, baixa autoestima e autoimagem etc. Incorporados a um viver neurótico, castrador e que bloqueia a nossa potencialidade criadora. Por quê???

   Bom, no filme o Woody Allen funciona como um canalizador de sentimentos, exigindo que o personagem assuma atitudes afirmativas, mostrando-o a verdade que está acontecendo. Vai-lhe abrindo um caminho para a liberdade, não percebida durante grande parte da fita. E assim, vivendo, vai construindo a sua capacidade a partir de atuações concretas em sua realidade.

   O filme fala de nós??? Porque a semelhança é extrema, não é! Quantas vezes somos forçados a nos manter numa posição pouco condizente com a nossa necessidade, frente a situações às quais não conseguimos argumentar, não conseguimos nos colocar integralmente e exigir respeito. O ser humano é muito complicado, mesmo, né!

   Nada como um dia atrás do outro, hein! Vamos nos fortalecendo com a experiência, ou com a busca de ajuda e, construindo o sujeito que desejamos ser. É isso... Construção alicerçada na vontade do querer ser. No fortalecimento das diversas imagens que fazemos de nós ao longo de nossa existência!!!

   O personagem consegue transpor tal barreira durante a sequência do filme. Precisamos de mais tempo... Mas com o tempo também aprendemos a dizer NÃO! Na conquista da tão sonhada liberdade!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário