segunda-feira, 24 de setembro de 2012

GÊNERO... FEMININO



 "A mulher é uma substância tal que, por mais que a estude, sempre encontrará nela alguma coisa totalmente nova". Leon Tolstói

   "Não se nasce mulher: torna-se". Simone de Beauvoir

   "Anatomia é uma coisa que os homens também têm, mas que, nas mulheres, fica muito melhor". Millôr Fernandes

   Eis as frases que retirei do artigo sobre Gênero, página 38, da Revista Conhecimento Prático Língua Portuguesa, nº 23. Achei interessante o enfoque de cada uma delas, que direciona para aspectos diferenciados do ser mulher.

   Mas a que mais me agrada é a citação da Simone de Beauvoir. No seu livro O Segundo Sexo, ela trata de forma bastante crítica do papel da mulher, direcionando a dialética para o "fazer-se" mulher... A construção desse papel que exige que a mulher se posicione... seja um diferencial. Por isso, entendo bem a frase e suas intenções.

   No papel de mulher e de um ser em igualdade ao homem, à mulher cabe estar no mesmo patamar de competência, de poder, de autoridade... portanto, torna-se mulher é trabalho árduo e necessário para a construção de uma sociedade onde não haja discriminação e preconceitos.

   O livro é antigo, mas continua atualíssimo. Li nos anos 80 e tal leitura me possibilitou uma escolha firme sobre o meu estar no mundo como mulher - Exigir direitos iguais e valorizar o trabalho feminino. 

   Mulher... Um mundo melhor é possível... Vá à luta!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário