sábado, 4 de agosto de 2012

VIDA COM LEVEZA!!!

  
    Desapareci um pouco, né! Andava meio contemplativa e levando a vida com mais leveza (ainda estávamos em julho - mês das férias) e vou explicar o "mais leveza"

   Afinal, li um artigo numa revista Veja, acho que de junho de 2012, sobre as toxinas que nós, seres humanos, muitas vezes, ingerimos todos os dias: nicotina (fumar - graças que não é o meu caso... apesar de quando bebo uma cervejinha, gosto bem de dar umas tragadas, infelizmente); bebidas alcoólicas; frituras (a maioria de nós adoraaaaaaa!!!!); estresse (muito prejudicial, mesmo!); vida sedentária; comer demais (muito carboidrato, açúcares, gorduras, carnes vermelhas...)... e por aí vai. 

   E durante as explicações o profissional informava como as toxinas originadas pela consequência desses nossos atos excessivos vão contribuindo para destruir muitas de nossas defesas, como diminuição da imunidade, destruição de neurônios, doenças, envelhecimento precoce etc.

   A questão que me fixou foi sobre as consequências do estresse na vida da pessoa... De como isso pode ser grave e até mesmo destruir células do nosso cérebro - os vitais neurônios. 

   Os neurônios são células fundamentais para a nossa sobrevivência e com o envelhecimento já é normal a sua perda devido o fator idade; mas, patrocinar a destruição de neurônios por causa do estresse, do uso de bebidas alcoólicas etc já passa a certo masoquismo, não é mesmo!

   A orientação fundamental... levar a vida com mais leveza pode contribuir e muito para se evitar perdas desnecessárias, as quais podem levar a dificuldades de memória, esclerose, demências, e finalmente até a doença de Alzheimer.

   A pergunta que me fiz durante a leitura: "será possível concatenar atividades diárias de uma pessoa com vida produtiva atribulada e mais leveza no dia a dia... será possível???"

   Aí depende da pessoa, né! Alguns são mais ansiosos, tensos, exigentes em nível muito elevado consigo mesmos... Mas com treino, sem dúvida, conseguirá uma vida de trabalho (pois não existe nada melhor do que atividade...) e também de qualidade de vida... COMO???

   Olhando para si mesmo e escolhendo o que melhor pode garantir a tão sonhada leveza: exercícios físicos (fundamentais - uma boa caminhada de pelo menos 40 minutos diariamente já faz uma diferença); investir no lazer (permitir-se ter um tempo dedicado a si mesmo); comer pouco e de três em três horas (isto é um dos sinais que levam uma pessoa a ficar longeva) alimentos de qualidade, tais como frutas, legumes, verduras... deixar de lado o excesso... a compulsão por comida... etc

   A questão se complica é porque vivemos numa sociedade ocidental... acostumados a consumir, consumir, consumir... a perder de vista... e em todos os sentidos... sem que paremos para pensar sobre o que estamos fazendo de nossas vidas... Eh! vida neurótica, hein! Em muitos casos a ajuda psicológica pode até ser necessária.

   Levar a vida com mais leveza precisa fazer parte de nosso projeto de vida, já que a vida é para valer a pena, né!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário