sábado, 8 de dezembro de 2012

APRENDER A OLHAR

   
"As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor.
Aprendemos palavras para melhorar os olhos."

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada veem...
O Ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido!"
Rubem Alves

   Copiei esta mensagem do Rubem Alves do blog da minha amiga Fátima (www.luzdocerrado.blogspot.com.br), porque me trouxe uma inspiração e, ele com certeza não irá se incomodar, nem ela, pois melhorou os meus olhos. A mente quando está saturada de coisas para pensar, resolver, envolve-se neste mar estafante, fica aprisionada (é como estou me sentindo!). O ar está rarefeito para a criação... 

   Bom, então a minha amiga ajudou-me a puxar um laço que está amarrado com a força do cotidiano!

   A sexta-feira está bem agradável, mas o verão vem chegando quente e seco, sem uma chuvinha necessária aos nossos sofridos narizes belo-horizontinos, que sofrem horrores neste tempo seco. E pensar que Belo Horizonte já foi palco, no século XIX, de cura de doenças respiratórias. Muitos tísicos viam para tratamento em nossas terras, cheias de matas virgens... Ar puro com aroma da montanha!... Já não existe mais! Ficou a secura de dar dó.

   Retomando o olhar, existem diversas leituras que podemos fazer. Não só as das letras unidas uma a uma. Pode ser a visual, que se transforma em palavras ao gosto do freguês. Na terça, caminhando pela Avenida Afonso Pena, escutei alguém cantando com uma voz grossa, bonita, transmitia uma paz, uma euforia boa. Achei estranho, pois não consegui localizar de imediato de onde vinha a melodia. Desviei o olhar para cima, perto de uma árvore, tinha um poste próximo, provavelmente com fios telefônicos. O tal cantor emitia lá do alto, enquanto fazia seu trabalho, uma boa composição em tom grave.

   Não pude deixar de admirar. Parei, vasculhei com o olhar e lá estava ele, no meio das folhagens, o empolgado tenor, trabalhador de alguma telefônica. Emiti um comentário para o amigo que o auxiliava segurando uma escada, dizendo que estava uma delícia a cantoria. De um simples cotidiano, um momento que melhorou os meus olhos, ouvidos, coração... Enxergar tais coisas surpreendentes no nosso cotidiano é extraordinário.

   A beleza pode estar onde menos se espera. Como bem o disse Rubem Alves precisa ser aprendida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário