domingo, 28 de abril de 2013

"O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO!"

   

   Na semana retrasada, devido a crise de gripe da ocasião, eu estava bem "capenga", músculos doloridos, mal me aguentando em pé, um mal estar horrível, mas veja o que aconteceu. Eu já tinha reservado há tempos uma viagem de fim de semana para o Rio (pegando promoções!) bem naquele fim de semana, ainda com a gripe instalada. Lá fomos eu e o maridão aproveitar as belas praias cariocas. E não é que ver aquela beleza emoldurante do cartão postal do Rio me deixou mais pra cima. Andar na areia, curtir o sol (que mesmo estando no outono, apareceu sorridente aos 30º) e a cidade que já está calma na baixa temporada. Foi uma delícia! Senti como uma aventura!

   Nós não conhecíamos o Rio pra valer, então foi como uma experiência de primeira viagem. Andamos pelo calçadão ondulante de Burle Marx, entramos mais para o interior indo até perto da entrada de uma favela e parece que estávamos na novela das oito, quando ouvimos alguém gritar: Oh! Percoço! Lembramos do personagem Pescoço que vem dando aquele trabalho. 

   Admiramos muito a Copacabana de hoje, já que pela música do Tom Jobim, Garota de Ipanema, a juventude imperava. Muitos, mas muitos cabelos brancos por todo o lado, nas praias, na calçada, em cadeiras de rodas, com muletas, muitos acompanhados de cuidadores. O Rio de Janeiro envelheceu, eu gostei do que vi: velhinhas e velhinhos animados, vestidos a caráter para as caminhadas, cada um no seu ritmo e assumidíssimos em sua auréola branca. Claro, reconheço que estávamos numa área de classe média. Não sabíamos que na terça era feriado na cidade - dia do padroeiro de lá, São Jorge, portanto, muitos foram para a região dos lagos e a cidade estava uma delícia em sua calmaria.

   Aproveitei para sentar e conversar com Drumond, literalmente! Ele (sua estátua) está lá, com as pernas cruzadas olhando para a cidade e o tráfego, que continua intenso. Eu pedi pra ele alguns conselhos: como fazer para escrever melhor etc etc etc... Eu falando e meu marido rindo da tal artimanha. Só eu mesma pra fazer essas coisas... Mas é tão bom dar umas risadas, né! O importante é se divertir, mesmo simples divertimentos!

   Acha que acabou por aqui... Engano! Constatei que a velhice estacionou mesmo em mim. Pus na minha cabeça que voltaríamos na segunda, mas na verdade o voo foi no domingo. Eu me esqueci completamente, fiquei toda relaxada e descontraída naquela cidade maravilhosa, e me esqueci do tempo e de checar a volta. Tenho que me acostumar com tais imprevistos, pois parece ser a tônica daqui para a frente. Só o que pude fazer foi rir de minha memória, que fez questão de esquecer o cotidiano naquele idílico fim de semana na linda Rio de Janeiro.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário