domingo, 29 de setembro de 2013

APRENDIZ DO VIVER

   

   Ufa! Nesta semana eu corri muito... deu uma moleza geral pela necessidade de dar conta do recado. Mas hoje, hoje está sendo só alegria por ter tempo para fazer o que mais estou gostando: tocar violão... e já estou conseguindo ir ora bem, ora malzíssimo (neologismo que inventei, graças a Saramandaia); escrever; ler. São assim as aprendizagens, não é? Eu quero sempre estar neste lugar como uma aprendiz, disso não abro mão!

   Até me lembrei do que li do Fernando Sabino, 1998: 


"Hemingway (escritor americano , autor de O Velho e o Mar, Prêmio Nobel de Literatura) se suicidou. No seu necrológio a revista Time escreveu: "Vivia olhando tudo como se fosse a última vez". Estava sempre se despedindo — um suicida em potencial. Resolvi fazer exatamente o contrário: estou sempre chegando. Não aceitei a imposição de um caminho que não era meu, e procuro olhar tudo como se fosse a primeira vez". 

   Penso que a gente deve aproveitar a oportunidade para verdadeiramente enxergar a largos olhos, com a essência da alma e satisfazer o espírito. Como o Fernando Sabino, eu até hoje não paro de sonhar e me permitir a isso — nada de ficar com o pensamento no comodismo, no jeito sempre comum de ser... Extrapolar, pois a idade me permite sempre buscar o riso, a alegria. E já ouvi dizer que alegria é felicidade! Mas calma aí... sempre buscando não magoar o outro que não é culpado pelas minhas insatisfações e riscos.

   Outro escritor que estou lendo e me apaixonei pela escrita foi do Ronald Claver - na novela Lua Cheia de Sol, RHJ, 2004:

"É preciso ler. Ler o mundo, ler as esquinas. Ler as pessoas. É preciso ler os pobres e com eles aprender um pouco da humildade, tolerância e sabedoria. Ler os jornais, revistas, esquinas e bares. É preciso ler os poetas e aprender com eles um pouco de rebeldia e ternura. É preciso ler as mulheres e conhecer um pouco das artimanhas do mundo. É preciso ler os lábios e decifrar palavras que possam modificar nossas vidas. É preciso ler o cotidiano para tirarmos lições para o futuro. É preciso ler a letra que demarca as margens do coração e aponta para os horizontes impossíveis, improváveis, mas encantadores e mágicos. É preciso ler...


   É assim, como aprendiz, estou sempre chegando e buscando ler... querendo ver, experimentar, rir, gostar de viver para mim é isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário