segunda-feira, 23 de setembro de 2013

MÁSCARA HUMANA

   

Não sei que revertério me deu, ou aconteceu... Só hoje consegui me sentar à escrivaninha e ter um tempinho para escrever. Bem, a verdade verdadeira mesmo é que também aquele espírito alado chamado inspiração fez a graça de desaparecer justo quando eu estava assoberbada com visita em casa. Pode ser isso, a gente tem que estar disponível para ciceronear, principalmente quando é alguém especial, e um novo amigo argentino mereceu o meu tempo e de minha família.

   Agora não tenho mais desculpas, vamos às novidades. Consegui por em dia a leitura de três livros, conseguindo cumprir meu projeto de leitura de pelo menos um livro a cada quinzena. Assisti também a bons filmes, revi outros tantos, fui assistir a Hannah Arendt, a famosa filosofa alemã de origem judaica. Adorei o filme e pelo conteúdo o diretor conseguiu nos mostrar que aquela mulher é um diferencial.

   Uma inteligência instigadora, perspicaz, crítica, voraz em buscar respostas às questões quanto ao sentimento do medo, do mal, da mediocridade humana na análise do julgamento de um nazista; tentando entender erros cometidos pelo ser humano ao aceitar cumprir ordens sem o necessário questionamento, apenas agindo como fantoche, um ninguém. A filósofa e escritora coloca em prática a capacidade de pensar e deixa claro que nós, na sua maioria, não  pratica. Por isso está longe de ver... de realmente conhecer em profundidade as muitas ideias e atos e fatos... e se vê solapada à mediocridade.

   O filme dá uma pincelada em sua vida pessoal, profissional e como escritora. Um espírito crítico que não arreda pé de sua verdade. Admirável a coragem no enfrentamento da verdade que considera ética. Vale conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário