domingo, 29 de setembro de 2013

IMAGENS DE EMBASBACAR

  
   Finalmente está caindo uma chuvinha boa para os nossos lados, quase três meses sem um pingo, haja fôlego para respirar com umidade a 30%. Até me alegrei com o sotaque que a batida da chuva está fazendo, música para os ouvidos.

   Ontem me entusiasmei ao assistir o filme Deus é Brasileiro de Cacá Diegues, 2003, baseado num conto do João Ubaldo Ribeiro, O Santo que não acreditava em Deus. Deliciosas as paisagens do Jalapão - retornei ao local  através do filme, lindas falésias, dunas luminosas, cachoeira da Velha em sua beleza espumante. Lindas imagens do local, de dar água na boca.

   Também senti isso hoje ao ver As Aventuras de Pi. Paisagens e fotografias de embasbacar, verdadeiras pinturas da natureza em exibição durante toda a filmagem. Como pode haver imagens tão maravilhosamente expostas e trazidas a nós pela captação de uma câmera. Fiquei completamente enamorada diante da tela. Vi o céu e o mar de Van Gogh em seus tons de cinza diversos... O pôr do sol em seu brilho fulgurante em diversos matizes... Eu poderia ficar por muito tempo hipnotizada, descrevendo as belas imagens, que mereceriam um oscar (não sei se ganhou neste quesito). 

   O filme também me surpreendeu através da história do adolescente e das constatações de que os ensinamentos são de grande valia nos momentos de crise, momentos em que a vida e a morte estão na berlinda, e a coragem e o arriscar-se são determinantes para a sobrevivência. E ainda as belas descrições dos diversos deuses, de como a fé revigora as forças e dá energia para as diversas surpresas que o destino nos apronta.

   Fico agora com o aconchego da chuva fina que cai no telhado e que está propício a leitura de um bom livro. É o que pretendo agora! Boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário