segunda-feira, 30 de junho de 2014

FLORADA EM DESTAQUE

   

   Assisti um clássico brasileiro Floradas na Serra, filme de 1954, baseado no romance de Dinah Silveira de Queiroz e o diretor, o italiano Luciano Salce, onde reconheci os atores Jardel Filho, John Herbert, Cacilda Becker, ainda jovens.

   O filme se passa nas paisagens montanhosas de um vale onde tem um hotel que as pessoas vão para o descanso, buscando a beleza natural e o sossego. No caso da personagem Lucília (Cacilda Becker), cansada da vida society e dos amigos superficiais, ela espera que a solidão dos dias acrescentem novos significados em sua vida caótica e sem graça.

   Mal sabia ela que o local era o preferido por aqueles em tratamento da tuberculose, que à época era o câncer da sociedade, incurável em algumas situações. Todos têm que passar por exames de rotina que incluía a radiografia pulmonar. Descobre ser ela uma portadora da doença, já estando com um dos pulmões tomado. E de simples turista passa a morar naquele lugar para tratamento das sequelas.

   Conhece um homem muito atraente e interessante, Bruno (Jardel Filho), que vai para um sanatório, a ala dos pobres, pois não pode pagar o tratamento. Ele um sonhador, pensa em escrever um romance, desiludido da vida precária. Eles se envolvem e se apaixonam. Ela entusiasmada com o relacionamento aluga uma casa no campo próximo da localidade, onde ele pode escrever seu livro. Bruno se sucumbe ao luxo de uma vida confortável onde o dinheiro pode pagar.

   A doença de Lucília se aprofunda enquanto ele nos próximos três meses será liberado. Ele receoso de novo contágio, ela sabendo-se muito doente e autoestima em crise, além da presença de mulheres esbeltas e saudáveis nos locais que frequentam tudo isso vai deteriorando a relação a dois.

   Acabam por brigar. Lucília percebe que o amor (ou será a paixão?) dele já não existe. Foge da casinha de campo indo parar no alto de uma colina, uma paisagem deslumbrante que reflete a linda florada de primavera local. Exausta e fragilizada, desmaia. É levada de ambulância ao hospital, enquanto Bruno parte, vai embora de trem, terminando assim um romance em que dinheiro, perda da saúde e beleza põem em jogo o amor. 

   Filme trágico, muito triste pro meu gosto, mas belíssimo de conteúdo, paisagens... um drama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário