quarta-feira, 27 de julho de 2016

À PROCURA DE LISTAS

   Acabei de acabar a leitura do livro do Humberto Eco, Confissões de um jovem romancista. E senti uma tristeza por ter encerrado a leitura deste livro que traz no seu bojo a história do ponto de vista técnico sobre o escrever literatura.

   O livro está cercado de ricas referências, com exemplificação admirável, como no caso das imensas listas que muitos escritores lançam mão procurando dar uma visão de detalhamento obsessivo que, às vezes, se arrastam mais e mais de três ou quatro páginas. Ele diz ser fã de listas e em todos os cinco livros de literatura as utilizou. Exemplifica as que colocou nos romances O Nome da Rosa, O Pêndulo de Foucault, O Baudolino ..., além de outros autores, como Rabelais, Joyce e outros que fizeram o mesmo. Além do que muitas delas têm intenções diferenciadas, a depender do escritor.

   O livro também traz acerca dos personagens, aqueles que acabam por ter vida própria para além do livro, como no caso do Detetive Poirot, Anna Kariênina, Madame Bovary. Da semiótica dos personagens. Do leitor modelo e empírico... dentre outras acepções que estão me sendo muito úteis.

   E foi aí que percebi que eu própria tenho cá as minhas listas, minúsculas às apresentadas por ele. Só nunca tinha imaginado a imensa utilização delas na literatura pelos escritores. Engraçado que a gente como leitor empírico deixa passar em branco muitas dessas situações quando se lê um livro e somente quando se torna um leitor crítico é que percebe a verdadeira intenção do escritor. Li O nome da Rosa e nem lembrava de lista alguma e lá está. Incrível achei é o catálogo de livros que Teofrasto (filósofo grego) escreveu. Como pode uma pessoa ter escrito tanto livro durante a vida, Humberto Eco gasta quatro páginas só para relacioná-los... puxa vida como é possível?

   Percebo que esses tipos de livros são bem legais porque a gente entra em contato com o escritor como humano que é, pois normalmente se endeusa um pouco esta arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário