domingo, 15 de abril de 2012

"ALGUÉM QUE TE TRANSBORDE"

   "Antes de procurar alguém que te complete, primeiro complete a si mesmo e depois busque alguém que te transborde." 
Clarice Lispector

   Linda a citação da Clarice Lispector, não é! Ela que era uma mulher densa, poética, e que em seus diversos livros traz toda a carga existencial do viver humano em suas angústias, tristezas, e aquela carga de previsibilidade da vida tal como ela é ... com tamanha intensidade que durante a leitura isso nos toma, somos tais personagens.

   Mas a citação acima é extremamente interessante, pois retoma a importância do estar bem consigo mesma (o) e gostar... como falado em postagem antiga. Muitas vezes, colocamos no outro uma responsabilidade tão grande pela nossa felicidade, pelo nosso prazer, pelas nossas alegrias,... assim por diante e, esquecemos que somente o "EU" tem a responsabilidade de buscar estar bem consigo mesmo.

   É muito cômodo esperar que o outro supra todas as carências, as quais a própria pessoa ainda nem sequer se dá a conhecê-las. Aí vem toda uma relação neurótica embutida na vida a dois, o que deteriora a possibilidade de uma relação amadurecida e de complementação.

   Uma vivência tranquila e sábia, com companheirismo, é alcançada a partir do momento em que você não precisa de ninguém para ser feliz, apenas de você mesma (o). 

   Ter um (a) companheiro (a), uma companhia que nos faz bem, é algo formidável, mas não essencial. Isso é completamente claro para todos que têm um conhecimento de si mesmo o suficiente para tal clareza. 

   Conhecimento que é possível para todos nós, mortais, basta estar aberta (o) ao processo do conhecer a si mesma (o)... Um (a) psicólogo (a) realmente ajuda a, em parceria, fazer essa descoberta paulatinamente, com um amor que não julga... Não seria bom estar inteira (o) na relação??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário