quinta-feira, 5 de abril de 2012

APOSENTAR... VIDA ATIVA

   Senti uma emoção tão boa na segunda-feira (eu a amo realmente!). Estava num compromisso de lazer e ao término do encontro, pude ter uma sensação tão calma e conclui... Eu estou amando estar aposentada... Ter um tempo que eu mesma administre... fazer coisas pelo simples prazer de fazê-las, pois antes, com a vida corrida que eu levava, mal dava tempo para respirar entre as diversas obrigações. Olha, é muito bom sentir isso!


   Claro que a gente deve se preparar para a aposentadoria, deve ser algo planejado, pois o ritmo de trabalho seguido por mais de 35 anos, faz com que nos sintamos uteis e de repente, sem o devido preparo e sem conscientização necessária desse novo status, muita coisa pode ir por água abaixo.


   Não foi o meu caso, principalmente porque até seria um absurdo, pois fui instrutora em grupos de preparação para aposentadoria. Nos diversos módulos, as pessoas com o desejo de se aposentarem, eram levadas a refletir sobre o que fazer após esse tempo, no sentido de não se entregarem aos sentimentos de acomodação, tristeza e depressão. Descobrir que o objetivo de vida é ATIVIDADE para a vida toda. 


   Atividade deve existir sempre para não só satisfazer um desejo pessoal, um sonho almejado há muito, mas pela necessidade que temos de manter todo o nosso mecanismo funcionando a pleno vapor, tanto para bem físico quanto psicológico.


   Não só no meu caso, como em todos os casos, a pessoa deve se preparar para esta etapa com muitos anos de antecedência para ir estruturando os novos planos de vida. E foi ter trabalhado esta etapa devagar até a sua finalização na data derradeira, que me deu a certeza de estar fazendo o que era correto.


   Muitas pessoas que trabalharam nos grupos de preparação para aposentadoria desistiram de se aposentar, preferiram continuar com aquele ritmo que estavam acostumados... É uma opção, uma escolha, e isso é que é importante... definir o que se quer naquele momento. 


   Por sinal, neste mesmo dia, encontrei um colega de trabalho que tinha se aposentado há muitos anos. Contou-me que logo que aposentou, fez dois cursos de graduação ao mesmo tempo, mas nas áreas em que era apaixonado, Letras e Belas Artes (na área da fotografia). Lá estava ele com sua máquina fotográfica, sempre pronta para as surpresas que poderiam surgir. Foi um ótimo encontro, bom papo, o que vem mostrar que acompanhar o conhecimento traz conteúdos que sempre acrescentam e mudam o modo de ver a vida. Hoje ele faz exposições de fotografia e utiliza também o aprendizado conquistado em Literatura. 


   Ficar na ociosidade... JAMAIS... Mas aproveitar o tempo com um olhar crítico, utilizar esse tempo com sabedoria. Eu estou trabalhando para,  pois aposentei muito recente  e ainda estou nas experimentações (me permitindo a isso!). Investindo realmente no que eu desejo fazer, no que eu quero contribuir e, me permitindo, também, sentir o prazer de usufruir disso!!! Eu o disse... É muito bom sentir isso!!!

Um comentário:

  1. Ola Marcia
    Fico feliz quando vejo pessoa como voce, sabendo curtir a aposentadoria. Isto me estimula.
    Eu ainda nao me acostumei. Continuo querendo fazer mil coisas para me sentir util. Estou procurando um livro que li ha muito tempo sobre o Ocio.
    Sabe aquela sensaçao de que voce nao é util? Alem disto, vivemos em uma sociedade muito perversa onde as relaçoes sao relacoes de trabalho. E, se voce nao tem trabalho, voce fica muito sozinha.
    Enfim, sao questoes a serem tratadas. E, gosto de ver pessoas como voce tratando destas questoes.
    Um beijo
    Dirlene

    ResponderExcluir