domingo, 1 de abril de 2012

EU VI GOETHE!

   Hoje vi Goethe!!!

   Já pensou nisso e como seria surpreendente! O poeta que pensou em matar-se pelo seu grande amor perdido, estar bem na sua frente... Mas a realidade foi só em filme mesmo, mas muito interessante através da história que o próprio escreveu em "O Sofrimento do Jovem Werther".

   Lá ele relata em toda a sua intensidade um amor que ele descobre estar perdido, após a moça aceitar a corte de outro homem que poderia salvar a família (muito extensa e pobre) da miséria. Lança-se a um duelo com este e vai acabar na prisão porque tal fato era ilegal. Escreve vorazmente enquanto enclausurado, contando suas angústias com a intensidade própria dos grandes amantes.

   Johann Wolfgang Goethe era um estudante de Direito, mas que gostava mesmo era de poesia. Após ter terminado de escrever na prisão, enviou à sua amada o original, esta pressentiu que ele cometeria suicídio, tal qual seu amigo (dele) tinha feito tempos antes por amor. Ela vai atrás dele e tira as esperanças do rapaz no sentido concreto, mas não no imaginário, dizendo que sempre seriam amantes nos sonhos.

   O pai busca-o, desiludido de torná-lo um grande advogado. Ao chegarem em Frankfurt eles se deparam com uma grande confusão e descobrem que o motivo era para conseguir a compra de um livro. E tal é a sua surpresa ao ver que o romance era o seu, que a amada entregou a editores que viram nele um grande sucesso de venda.

   Estava aberta a chama para as futuras produções deste escritor alemão que no século XVIII deixou a marca da sua escrita romântica, a tal ponto que parece ter influenciado a muitos jovens com amores não correspondidos ao suicídio.  O filme alemão, GOETHE, de 2010, vale ser visto pela poesia inerente. Delicioso de ver e imaginar aquele jovem vivendo a paixão do mundo e dando início à prosa da era moderna (nasceu em 1749 e morreu em 1832)!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário