segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FORA CONTROLE!

   Filme " O cisne negro"..., de 2011. Muito triste o controle exercido de forma doentia.  Muitos de nós têm esse defeito - querer controlar tudo... E o excesso desse controle vemos expresso em várias doenças mentais, infelizmente. Neste filme, reflexões se fazem presentes a partir da atuação de uma bailarina de dança clássica, como cisne branco e negro. E no decorrer da trama, o trânsito entre fantasia e realidade dão o realce à trágica fatalidade final. E o mais importante, deixa claro a impossibilidade da naturalidade frente ao controle demasiado. Filme muito instigante!   

   O que nos leva a querer ser tão perfeitos (as)??? Qual a demanda interna e/ou externa que nos exige tanto??? Queremos provar o quê, para quem??? Bom, é claro que este espaço não é o adequado para tratar os excessos... Afinal estamos falando do cotidiano e de como isso interfere em nosso caminhar. Os extremos precisam ser cuidados com o devido respeito pelos profissionais da área e seus pacientes.

   Traços obsessivos todos nós os temos, uns com mais intensidade que outros, mas vira e mexe, seguem atrapalhando o nosso viver com mais flexibilidade, com o agir naturalmente, já que não se permite ser menos que o melhor. Porque precisamos provar algo para alguém??? Aqui entra o "conhecer a si mesmo", precisamos conhecer o porquê temos esse prazer de querer fazer tudo perfeito. Nada melhor que uma boa terapia!!!
  
  Mas como é isso no nosso dia a dia??? Essa necessidade de querer controlar as coisas??? Organização excessiva do ambiente, de objetos, de localização... Nada fora do lugar... Que lugar??? Quem disse que é o ideal, o legal, o bom???... E para agradar a quem???

   Eu tenho uma queda para o controle, querer fazer tudo muito bem... Bem direitinho. Um nível de autoexigência que me perseguiu por muitos anos, trazendo ansiedade e tensão para o meu estar no mundo. Era "oito ou oitenta", como se diz por aí.  Muitos anos de terapia, suponho, funcionaram para eu ser crítica de minha postura no mundo. O que era isso???   insegurança, medo de errar, de não ser aceita,  ...

   "O hábito faz o monge", então hoje eu me observo mais. Busco manter um equilíbrio, me permitindo mais, ficando mais leve, e, às vezes, "deixo a vida me levar, vida leva eu"... Coisa que antes não ousava permitir. Organização existe apenas ao necessário, porque é importante também.

   E atenta, procuro novos caminhos, novas posturas, novo estar no mundo, novas experimentações... Como este Blog, por exemplo... Quando é que eu iria imaginar ter a coragem de mostrar tal qual sou! Estou progredindo... Por isso eu acho genial a vida, me surpreender a cada dia... E fazendo isso a cada texto ...

   Esta postagem ficou meio pesada, não é mesmo!!! Mas essa sou eu, exatamente como sou... Os defeitos... As qualidades vocês vão julgar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário