domingo, 15 de janeiro de 2012

"PORQUE NÃO!"

   Resisti muito antes de postar de novo! Eu tenho adorado tanto escrever que, às vezes, penso que passei da conta na minha exposição. Tive que fazer um "mea culpa". Dar uma repensada... Será que eu estou exagerando... Como estou na rede é importante que eu esteja sendo verdadeira, mas até que ponto isso é bom, saudável???

   Eu não sei!!! Vou seguir aquela indagação tradicional e que Paulo Cesar Pereio contou em um documentário sobre o exílio de artistas nos anos da ditadura, e que Glauber Rocha gostava de falar: " Porque não!   Porque não!    Porque não!"  Atualmente até isto eu estou me permitindo... Ficar sem censura... Ser transparente na exposição dos meus sentimentos... Apesar da angústia que isso traz.

   No mesmo documentário, o Caetano Veloso comentou que perguntaram para o Nelson Rodrigues qual o conselho ele daria à juventude e ele respondeu: "envelheçam". O Caetano por sua vez disse que daria como conselho, que sempre continuassem jovens. E eu só posso dizer que os dois estão certos, porque o sentido que cada um quis expressar é o ideal para vivermos a vida.

   O envelhecer pode trazer mais serenidade, humildade, questionar qualquer "verdade", estar mais centrado e com pé na realidade  (quando necessário). Enquanto que a necessidade de se estar sempre jovem dá outra dimensão ao ser humano. A beleza da espontaneidade, da risada sem compromisso, dos sonhos a realizar, da energia para a luta em busca da liberdade - sempre, ...

   Tem horas que eu fico extremamente triste comigo ao perceber que estou perdendo  a espontaneidade e riso.  Parece que estou envelhecendo de um jeito feio, pesado, comum. Cadê aquelas risadas sem motivo ??? Cadê aquele jeito de ser mais leve??? A gente se cobra tanto e vai seguindo um cotidiano que se distancia dos desejos. Quanta contradição!!! Ser é complexo e a cada dia traz novas perspectivas. Vamos ver se realmente consigo atender ao que ousei expressar no final do segundo parágrafo... Só vivendo pra ver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário