segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FILME... OU REALIDADE?

   Assisti ontem ao "O Jardineiro fiel", filme americano, o diretor é brasileiro, Fernando Meireles, 2005.  A história gira em torno do marido, que parte em busca de respostas ao assassinato da esposa, médica atuante no tratamento da tuberculose ao povo da África. Ao chegar, começa a não encontrar respaldo aos seus questionamentos e tudo está envolto a mistérios que teima em descobrir.


   Passa a ver que não deu importância ao trabalho da esposa e por não ter-se envolvido antes, tenta agora, resgatar o propósito dela. Descobre que a esposa exigia uma ética,que os diversos organismos de atendimento ao povo deixavam pendentes, por interesses diversos ligados à indústria farmacêutica e milhões de dólares.


   Como passa a incomodar o sistema, descobrindo mais do que deveria, sofre restrições de todos os lados para evitar que o conhecimento vá a público. Teimoso, consegue as provas necessárias e as encaminha. Finalmente entendeu a postura da esposa e seu amor por ele. No final vai ao encontro dela, por sua escolha, numa praia deserta que frequentaram antes e suicida-se.


   O filme é muito triste, demasiadamente triste por vermos que o povo africano passa por humilhações em sua sobrevivência, sujeitados a cobaias, atendendo a um sistema mercadológico preocupado apenas com lucros e a riqueza de um pequeno grupo. Até quando esse povo será escravizado, Meu Deus! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário