terça-feira, 27 de agosto de 2013

PERSONAGEM APAIXONANTE!

  

    Dias destes assisti o filme com o ator americano por quem sou apaixonada, Morgan Freemam, Reencontro, de 2012; deliciosamente apreciado por mim, por estar cheio de poesia, com seus lamentos irônicos e as novas chances de transformações do ser. Morgan Freemam envelhece e a cada vez nos surpreende com seus personagens, cheios de veracidade, espontaneidade, de uma leveza que nos faz apaixonar pelo sujeito que transmite em suas atuações.

   É assim que o escritor retratado na fita me fitou de forma mágica, em seus constantes e insistentes sofrimentos até o desabrochar do que estava escondido, apenas a espera de inspiração. Sofrido e revoltado com as perdas em sua vida (paraplégico, perda da esposa), o escritor passa os dias em lamentos, em desdenhosos gozos de sofrimento, entre o beber compulsivamente, a tristeza, a ociosidade. Sem a perspectiva de novos projetos e interesses.

   Até que surge a amizade entre ele e uma garota. A família, composta da mãe e três filhas, torna-se sua vizinha. E daí nasce uma amizade pura entre um homem e uma criança em sua inocência e amor às leituras, dona de uma sensibilidade pouco apropriada a uma criança. Uma das irmãs menores pede que ele escreva uma história sobre elefante e  ele direto diz que não gosta de histórias de elefantes.

   Mas eis que ao desabrochar de um relacionamento com a mãe, recentemente divorciada, onde aos poucos os sentimentos de dor vão se tornando visíveis aos olhares e pensamentos de ambos e sonhos e quem sabe... ele se vê retomando a máquina de escrever para a produção literária.

   Lindo mesmo é o seu diálogo com a menina interessada em aprender como se escreve histórias. Ele lhe dá dicas: descrever o que ela não vê para onde estiver olhando, deixando a imaginação fluir a partir das vivências. Muito rica a contribuição para os desejosos da escrita. Adorei o filme e ainda ver o ator cada vez mais em auge... É de invejar! Quero ver de novo, tentar captar coisas que me escaparam.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário