quinta-feira, 4 de outubro de 2012

LEVEZA E BEM ESTAR!

   

   Ontem e anteontem eu fiquei num estado tão leve, calmo, uma tranquilidade tão boa, que isso foi perceptível para mim. Eu não havia feito nada surpreendente, nada além da simples cotidianidade dos dias, estava só eu e eu mesma, mas ainda assim, essa leveza me trouxe alguns questionamentos.

   Será que estou me adaptando aos novos momentos, às mudanças e transformações como aposentada? Ou se refere às simples situações que de vez em quando passamos? Bom, uma resposta à primeira questão, sendo positiva, me alegra, pois é tão bom quando a pessoa aprende a lidar com o novo de forma saudável, com aceitação consciente, não é mesmo! 

   É tão triste quando não aceitamos as mudanças e nos acomodamos às tristezas, tipo se sentir a "coitadinha", esperando dos outros o que eles não nos podem dar: a paz da alma! Felizmente não bate com a minha natureza!

   E como eu estava naquela leveza, aproveitei para iniciar a leitura do livro da Cecília Meireles, Romanceiro da Inconfidência. Eu comecei a ler e quando vi, já estava quase no meio do livro. Ela escreveu em versos, de maneira romanceada, a nossa história de liberdade, A Inconfidência Mineira e poetizou o drama dos nossos heróis de tal forma que sentimos que a cidade de Ouro Preto  ainda hoje transmite essas dores no seu chão. 

   Penso que é verdade isto que estou dizendo, pois toda vez que vou a Ouro Preto me vejo impregnada da história de tempos antigos, tentando decifrar o que os fantasmas têm a me dizer. Uma vez encontrei pelas andanças nas ruas de lá, um prego enorme, muito velho e enferrujado, que ainda carrego comigo... Estão nos meus trecos antigos que teimo em guardar por sentir uma história a se liberar daqueles objetos. Não tem jeito estamos marcados pelo passado e a escritora Cecília Meireles na sua homenagem aos fantasmas, deu-nos uma poética linda e sentimental.

   Bom, hoje eu só quero é cantar! Tchau!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário