segunda-feira, 8 de outubro de 2012

TÃO DISTANTE... TÃO PRÓXIMO

   
   Semana passada assisti àquele filme com o Tom Hanks e Meg Ryan, de 1998, Mensagem para você. A diretora Nora Ephron traz para os tempos atuais um clássico do cinema (A Loja da Esquina, 1940), baseado na peça de Miklos  Laszlo. As antigas cartas trocadas pelas personagens passam agora a ser mensagens eletrônicas. Achei interessante porque  conta a experiência virtual de dois desconhecidos que se apaixonaram pelas escritas um do outro, sem saber que estavam tão próximos. E naquelas escritas puderam perceber a pessoa verdadeira que ali estava, a se projetar em palavras... Há! O poder das palavras!

   Eles estavam próximos verdadeiramente, mas eram uma espécie de inimigos, competidores, ambos trabalhavam com editora, livros, livrarias... E a personagem da Meg Ryan, que tinha uma pequena e acolhedora livraria, se vê às voltas com a inauguração de uma megastore especializada em livros, bem em frente ao seu pequeno negócio. Falência na certa e fechamento das portas. 

   Ela passa a contar para o tal desconhecido (que na realidade é um dos donos da grande rede de livraria) sobre como está se sentindo e pede orientação sobre como deve se portar frente a tal situação, mas sem revelar do que se trata, conversando ainda por códigos, evitando se identificar.

   Finalmente resolvem marcar um encontro e ele descobre primeiro quem é ela. Não aparece no encontro como o desconhecido, mas como ele realmente é, sem confessar que é o desconhecido virtual.

   A partir daí, ele tenta conquistar o coração daquela mulher que ele admira a partir da escrita e se encontram definitivamente. Ambos felizes por ver realizado o desejo de encontrar a pessoa especial.

   É muito engraçado mesmo, né gente!... Às vezes a pessoa está tão próxima, passa perto, ninguém enxerga ninguém... E ali está o par perfeito (claro, com todas as imperfeições!), o igual que atrai.. E a gente não vê... A vida caminha por linhas tortas até encontrar o prumo... Se tiver que ser, será!!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário