domingo, 28 de outubro de 2012

VENERANDO PABLO NERUDA


   Finalmente consegui uma foto digna do sabiá, da postagem O Canto do Sabiá... Eu tinha tirado uma quando ele apareceu no jardim, mas ficou tão escura (sou uma negação na arte) que mal dava pra enxergar. Meu marido tirou para mim e acha que o canto do pássaro está intenso por causa do filhote. A foto, bem no meio dos bonsais... Voltem lá e revejam se não é lindo o filhotinho!

   Domingo muito quente e todo mundo gostando de estar em casa! Até o almoço eu fiquei com preguiça de preparar e pedimos algo por fone.  O céu está numa claridade bonita, poucas nuvens, mas hoje o vento pouco se expressa. 

   Ontem, à tarde, passei lendo o poeta Pablo Neruda (1904-1973), Últimos poemas, Edição bilíngue, tradução de Luiz de Miranda, L&PM, ago/2010. Concluído em seu leito de morte, o escritor exalta o mar e suas formas, a melancolia tomando conta de seus dias, devido peso dos anos, a doença, a morte que ronda. Eis um dos que me marcou intensamente:

"NO UN ENFERMIZO CASO...
Pablo Neruda
No un enfermizo caso, ni la ausencia
de la grandeza, no,
nada puede matar nuestro mejor,
la bondad, sí señor, que padecemos:
bella es la flor del hombre, su conducta
y cada puerta es la bella verdad
y no la susurrante alevosía.

Siempre saqué de haber sido mejor,
mejor que yo, mejor de lo que fui,
la condecoración mas taciturna:
recobrar aquel pétalo perdido
de mi melancolía hereditaria:
buscar una vez más la luz que canta
dentro de mí, la luz inapelable."

"NÃO UM CASO DOENTIO...
Pablo Neruda
Não um caso doentio
nem a ausência de grandeza, não,
nada pode matar o melhor de nós,
a bondade, sim senhor, que padecemos:
- bela é a flor do homem, sua conduta
e cada porta é a bela verdade
e não a sussurrante aleivosia.

Sempre ganhei, por ter sido melhor,
melhor que eu, melhor do que fui,
a condecoração mais taciturna:
- recuperar aquela pétala perdida
de minha melancolia hereditária
- buscar mais uma vez a luz que canta
dentro de mim, a luz inapelável."

Aleivosia: traição, deslealdade, fraude

   Pablo Neruda foi um homem que lutou pela liberdade de seu povo, pelo Chile amado até o fim de seus dias. Seus poemas são cheios de intensa paixão, sentimento, está presente neles toda a sua potência... Vale a pena o exercício da leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário