quarta-feira, 17 de julho de 2013

TOCANDO A VIOLA

   
Olha eu treinando!

Ontem assisti a uma reapresentação do Programa Caminhos da Viola, no Globosat. Tinham comentado comigo sobre o assunto já que agora ando entusiasmada com o violão. Então resolvi assistir um pouco da história.

   Contaram sobre a viola trazida de Portugal para o Brasil, e aqui, têm muitos violeiros, principalmente nos sertões das nossas Minas Gerais. E nas músicas regionais e sertanejas vão transmitindo às gerações o legado histórico do povo e sua cultura. O programa foi lindo e quando se fala em sertão parece que em nós, mineiros, emana na carne e no coração o sertão de Guimarães Rosa.

   Mostravam Portugal e retornavam ao Brasil, tantas semelhanças no povo do interior, que batalha nas roças a vida toda. Infelizmente, segundo eles, em Portugal somente encontraram um violeiro que toca a viola de dez cordas. Lá não conseguiram a continuidade dessa linda habilidade, que demora muito a ser desenvolvida, o que é uma pena.

   A história que contaram de São Gonçalo é muito interessante, pois lá, em Portugal, ele é considerado um santo casamenteiro e muitas pessoas aqui do Brasil sabem as histórias desse santo, trazidas de suas recordações. E muitas cantorias foram elaboradas dessas lembranças.

   Fora isso, a paz está reinando por estas bandas, já que as aulas se encerraram, o trânsito anda calmo e menos barulhento. Parece que até ajuda a gente a se desestressar. Sempre digo que quando têm férias escolares, se têm férias em dobro, já que ainda, nessa situação, pousa um pouco de tranquilidade no chão belo-horizontino.

   Me entusiasmei, pois vi muitos velhinhos tocando viola com maestria. Então, eu ainda posso chegar lá tocando o meu violão, né... quem sabe!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário