quarta-feira, 31 de julho de 2013

NADA DE SER SIMPLISTA!

   

   Parece que a frase da postagem anterior anda me perseguindo. Acredita que hoje li na Revista Caras (não sei de que mês), citações enquanto aguardava atendimento, e eis que aparece uma do escritor Machado de Assis que dizia mais ou menos assim (não anotei)- Ele dizendo: não adianta minha filha, querendo ou não na vida nada é para sempre. Tudo, tudo na vida acaba um dia, inclusive as paixões.

   Cético ele também, né! É fácil ser simplista ao ponto de aceitar passivamente. De alguma forma teremos que lutar para que nem tudo acabe em "pizza", como dizem. E não se acomodar é uma das alternativas.


   Gostei da que li de um chef de cozinha: "É preciso ter metas". Não importa a idade, a ânsia por algo deve permanecer acesa. A meta, por mais simples que seja nos imbui de energia para o seguir em frente, não se acomodar simplesmente por estar aposentado. As coisas vão e vem e enquanto estamos por aqui, precisamos ser úteis. E a produtividade (quando ainda temos forças!) deve acompanhar a nossa caminhada. Não aquela obrigação desvairada, ambição, ascensão, poder; mas a busca de planos B para quem quer também a opção por uma vida com mais qualidade. É o que ele, com seus 59 anos buscou ao se mudar para uma cidade tranquila, continuar desenvolvendo sua culinária num ambiente menos hostil. É... quando se pode escolher...


   Para muitos(as) de nós, seres comuns, só de chegar à maturidade com saúde relativa à idade é um grande avanço. E não se chega a ela sem esforço: exercício físico (trabalho!), alimentação nutritiva (trabalho!), cuidados com a saúde (trabalho!), lembrar dos líquidos - água, assim por diante. Vê, mesmo nas coisas simples sempre estamos trabalhando - não se pode parar nunca, mas se pode ser mais relaxado(a), menos estressado(a).


   A tônica é trabalhar sempre... Ter atividades compatíveis para o momento físico e existencial, mas não deixar de exercer o raciocínio, a inteligência, o arriscar-se as novas buscas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário